Istambul…

por Ali Ahmed | 2014.04.13 - 13:35

Este artigo é sobre Istambul. Espero que sirva de ajuda para quem quer aprender algo sobre ela ou planeie visitar a cidade.

Há alguns meses atrás fui visitar Istambul que é a maior cidade da Turquia com 13 milhões de habitantes. Um centro histórico, económico e cultural. É a única cidade que fica entre 2 continentes. É uma das cidades que atrai muitos turistas de todo mundo. Em 2013 o número de turistas que visitaram a cidade foi de 10 milhões.

Istambul leva os seus visitantes a um outro mundo que é o oriental com a sua história e cultura mas ao mesmo tempo com a globalização tem muita coisa idêntica ao mundo ocidental.

Quem vai conduzir carro em Istambul tem que ter cuidado porque os Turcos normalmente não respeitam muito o código da estrada (a freestyle). Para os que não estão habituados a utilizar o código em Portugal não deve haver problema…

O que me chamou a atenção é que Istambul é uma cidade muito activa e que nunca dorme. É superpovoada e mesmo às 4h da manhã de qualquer dia da semana  a praça Taksim tem pessoas.

O cliente em Istambul é tratado como um rei. Muitas vezes uma pessoa entra numa loja com intenção só de ver mas é tratado de tal forma gentil (hipnotizado pelo vendedor) que acaba por gastar dinheiro. Cuidado! E também em lojas de comércio tradicional não se esqueçam: antes de comprar algo de negociar o preço. O vendedor sempre faz um desconto (aqui não me refiro a lojas como nos centros comerciais).

De comida a Turquia é muito rica. Em Istambul não será difícil encontrar especialidades de todas as regiões do país. Sugiro experimentarem as comidas Karnıyarık, Dolma, Borek,  Mantı, İmam Bayıldı, Iskender Kebab. De doces Kadayif, Baklava e Lokum. E claro, existem ainda muitos outros mas para isso devia ter preparado um livro inteiro. Aconselho Katık Döner em Besiktas, Istambul que faz Döner com molho especial.

Não pode ir-se de Istambul sem ver a Mesquita Azul, Mesquita Suleymaniye, Ayasofya, Palácio de Topkapi, Os museus de Arqueologia de Istambul, Museu de Arte Turca e Islâmica, a torre Galata, Grande Bazar e sem fazer um Cruzeiro no Bósforo. E ainda há muitos mais. Para viver a cidade precisa de algumas semanas.

Istambul está em constante crescimento com projectos ambiciosos como o terceiro Aeroporto, Kanal Istambul, a terceira ponte Bósforo, Galataport, Marmaray, comboios de alta velocidade, Centro Financeiro Internacional Istambul e muitos outros…

É uma cidade que me encanta cada vez que vou lá. Certamente aconselho a visitarem e terem esta experiência única.

 

Um cidadão do Mundo. Nasci na Bulgária, sou de etnia turca e resido em Portugal. Licenciado em Ciência Política e Relações Internacionais. Gosto de conhecer novas línguas e culturas. Actor, escritor e encenador de teatro amador.

Pub