Vagas para concursos de professores superam anos anteriores

por Rua Direita | 2017.04.07 - 13:15

 

 

Foram publicadas as portarias com as vagas para o concurso externo extraordinário (vinculação extraordinária), concurso externo (norma-travão) e concurso interno (quadrienal) de pessoal docente. Nestes três concursos, que terão início ainda na primeira quinzena de abril, o número de vagas disponíveis cresceu relativamente aos anteriores.

Para o concurso interno, foram apuradas 4.609 vagas, o que representa um crescimento de lugares disponíveis para professores do quadro (necessidades permanentes).

Os lugares disponíveis em cada escola foram apurados na sequência de um trabalho de recenseamento detalhado, levado a cabo pelos Diretores dos Agrupamentos de Escola/Escolas Não Agrupadas (AE/ENA). Tendo sido objeto de verificação, o Ministério da Educação (ME) procedeu a correções quando tal se mostrou justificável, garantindo-se desta forma uma gestão otimizada dos recursos humanos e das necessidades do sistema.

Este ano existem 443 vagas no concurso externo e cerca de 3.000 vagas no concurso externo extraordinário. 

O ano letivo de 2017/2018 iniciará com o corpo docente mais estabilizado e com um sistema mais ajustado às necessidades permanentes determinadas pelas Escolas.

O acesso aos quadros de professores – que atualmente ocupam como contratados lugares que correspondem a necessidades permanentes – bem como a gestão rigorosa das movimentações, representa a introdução de mais justiça no sistema e o reforço do combate à precariedade.

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub