Universidade de Coimbra abre caminho para o Futuro dos Veículos Autónomos

por Rua Direita | 2017.06.09 - 13:03

 

 
 
 

Na próxima segunda-feira, dia 12 de junho, às 9h30m, o Departamento de Engenharia Informática da Faculdade de Ciências e Tecnologia da Universidade de Coimbra (FCTUC) recebe o Workshop sobre Veículos Autónomos 2017 (WAV2017).

A iniciativa, organizada pelo Laboratório de Inteligência Ambiente do Centro de Informática e Sistemas da Universidade de Coimbra (CISUC), insere-se nas atividades de disseminação do projeto “URBY.SENSE – Análise e previsão de mobilidade urbana fora da rotina com base em pegadas digitais”.

Este projeto tem como objetivo estudar a mobilidade dos cidadãos para extração de padrões de mobilidade em cenários fora da rotina a partir de múltiplas fontes de dados. O URBY.SENSE conta com o financiamento do Compete 2020 e da Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT).

De acordo com os promotores do WAV2017, «pretende-se juntar a comunidade científica e empresarial das áreas da aprendizagem máquina (machine learning), modelação de transportes, sensorização urbana e análise de dados, numa discussão produtiva sobre os desafios que estas mudanças irão provocar nas nossas vidas nos próximos anos».

O evento conta com três oradores convidados: Assaf Biderman, do MIT Senseable City Lab, Bart van Arem e Gonçalo Correia, da Technical University of Delft, que vão abordar, respetivamente, os temas do papel das tecnologias de extensão cognitiva humana nos veículos autónomos; os caminhos para tornar o veículo autónomo realidade; quais os impactos nas nossas vidas e como serão as cidades daqui a uma década.

Vão decorrer ainda duas sessões de discussão sobre os temas da segurança, privacidade e obstáculos na adoção destes veículos, por Conceição Magalhães, da BRISA – Autoestradas de Portugal; e a importância da adoção de veículos partilhados versus privados, por Jorge Saraiva, da TULA Group.

 

Mais informações e inscrições em: http://wav2017.dei.uc.pt/

 

Cristina Pinto

AI UC Reitoria

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub