Sernancelhe organiza Concurso Nacional de Leitura – Fase Regional

por Rua Direita | 2018.05.14 - 09:34

 

 

Sernancelhe vai organizar, no dia 18 de maio, a fase intermunicipal da 12ª edição do Concurso Nacional de Leitura. A iniciativa, promovida pelo Plano Nacional de Leitura – Ler+, em parceria com a Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas e com a Rede das Bibliotecas Escolares, define como objetivos promover o gosto pela leitura e estimular o treino de competências de expressão escrita e oral, a partir das obras literárias propostas a alunos dos vários níveis de ensino, num encontro que é uma grande festa do livro.

 

A Fase Intermunicipal (CIM Douro) do 12º Concurso Nacional de Leitura, coordenada pela Biblioteca Municipal Abade Vasco Moreira e pela Biblioteca Escolar do Agrupamento de Escolas Padre João Rodrigues, de Sernancelhe, contará com a participação de cerca de meia centena de alunos, em representação dos agrupamentos de escolas dos 19 municípios da Comunidade Intermunicipal do Douro.

Do primeiro ciclo ao secundário, serão realizadas pelos alunos apurados nos concursos escolares, provas escritas e orais referentes a quatro obras de autores portugueses: “Os ovos misteriosos”, de Luísa Ducla Soares, para o 1.º Ciclo; “O Casamento da minha mãe”, de Alice Vieira, para o 2.º Ciclo; “O rapaz dos sapatos prateados”, de Álvaro Magalhães, para o 3.º Ciclo; e “Cinco Réis de Gente”, de Aquilino Ribeiro, para o Secundário.

Sernancelhe, terra de Aquilino Ribeiro, assume assim a realização de uma grande festa da literatura, condimentada com o facto de, pela primeira vez em doze edições do Concurso Nacional de leitura, o título “Cinco Réis de Gente”, de Aquilino Ribeiro, fazer parte das obras a concurso.

Ainda de acordo com a organização do evento, foi prosseguido outro objetivo: selecionar obras de autores portugueses para todos os ciclos escolares, obras que apelem aos valores, à identidade e contribuam para a formação da personalidade dos jovens.

Do programa preparado para dia 18 de maio consta a receção aos participantes no Agrupamento de Escolas Padre João Rodrigues, uma visita guiada para os acompanhantes ao Pátio Aquilino Ribeiro, no Carregal, e ao Santuário de Nossa Senhora da Lapa. Às 11:00 horas decorrerão as provas escritas e, depois do almoço convívio, será no Auditório Municipal que terão lugar as provas orais/espetáculo. Pelas 16:45 horas, no Centro Histórico de Sernancelhe, haverá um lanche convívio e animação musical para todos os participantes e comunidade.

 

O Concurso Nacional de Leitura, fase regional, promovido em Sernancelhe, é uma organização com assinatura do Município de Sernancelhe, Biblioteca Abade Vasco Moreira e Agrupamento de Escolas Padre João Rodrigues, em parceria com o Plano Nacional de Leitura, Governo de Portugal – Direção-Geral do Livro, dos Arquivos e das Bibliotecas, Rede Nacional de Bibliotecas Públicas, Rede de Bibliotecas Escolares e RTP – Rádio e Televisão de Portugal.

 

Paulo Pinto

Técnico de Comunicação

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub