Sernancelhe leva castanhas ao Camões…

por Rua Direita | 2017.10.19 - 17:40

 

…sim, ao Largo de Luís de Camões, em Lisboa, no próximo dia 24 de Outubro, com a colaboração da Junta de Freguesia da Misericórdia, a Câmara de Sernancelhe vai dar a provar a martainha aos alfacinhas.

 

Fomos ao encontro de Armando Mateus, vereador da Cultura da autarquia sernancelhense…

 

RD: Quais os objectivos deste evento?

AM: Fundamentalmente, são quatro. Comemorar os 25 anos da Festa da Castanha, cuja dimensão atingida justifica este alargamento territorial até à nossa capital. Difundir a marca Terra da Castanha e todos os produtos e serviços que lhe são inerentes. Agregar ao município instituições e empresas, directa e indirectamente ligadas à castanha. Captar, atrair o maior número de potenciais visitantes para a Festa da Castanha.

RD: E a Festa da Castanha decorre quando?

AM: A 27, 28 e 29 de Outubro, com diversas iniciativas tais como apresentação e venda de produtos regionais, artesanato, showcooking, tenda gastronómica, exposições e concursos, expo máquinas agrícolas, palestras/workshops, oferta de castanha assada e vinho regional, animação musical, passeio equestre, passeio pedestre, 5º Capítulo de Entronização da Confraria da Castanha, passeio BTT…

RD: Em média, quantos visitantes atrai este evento?

AM: Para cima de 10 mil visitantes, oriundos de todo o país, mais concretamente do litoral Norte e toda a zona metropolitana de Lisboa, sem deixar de parte, naturalmente, o nosso território. O ano passado, só por mera curiosidade, recebemos visitantes da vizinha Espanha e até um casal de S. Paulo, Brasil, que teve conhecimento do programa através das redes sociais.

RD: Voltando à ida a Lisboa… Em que vai consistir, essencialmente, a V. presença?

AM: Será uma presença física, através de uma tenda-igloo de 100m2, na Praça de Luís de Camões, na qual estarão presentes o Município, a Confraria da Castanha, produtores de castanha, empresas – FruSantos  e Soutos da Lapa –, a Associação Comercial e Industrial de Sernancelhe, a ESPROSER e o projecto Chestnut Experience Lab.

Para além desta presença institucional, está preparado um programa de animação a cargo do Rancho Folclórico de Sernancelhe, com os seus 35 elementos, os Bombos Cucos Malandros e as Concertinas Terra da Castanha. Estarão presentes 8 assadores de castanha para a degustação da gostosa martainha, condignamente acompanhada dos nossos vinhos e espumantes. Este evento conta com a presença de 140 crianças do pré-primário e do 1º ciclo da Junta de Freguesia da Misericórdia, às quais, simbolicamente, será dado a provar a castanha, o nosso produto natural.

Estarão também, para a apresentação oficial do evento, o presidente da Câmara Municipal de Sernancelhe, a presidente da Junta de Freguesia da Misericórdia, alguns deputados eleitos pelo círculo eleitoral de Viseu, representantes do município de Lisboa e demais individualidades, de algum modo ligadas a Sernancelhe.

RD: Desejamos o maior êxito!

 

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub