Sernancelhe e a homenagem a Aníbal Cavaco Silva

por Rua Direita | 2018.07.02 - 21:12

 

 

A autarquia sernancelhense não tem memória curta nem reconhece somente aqueles que, quando estão no exercício de suas funções, podem ser úteis aos desideratos da Terra.

 

A autarquia sernancelhense tem memória presente e passada. Ademais, tem gratidão e o inalienável direito de a expressar numa homenagem de reconhecimento.

Assim o fez ao antigo Presidente da República, Aníbal Cavaco Silva, no passado domingo.

Presente com sua mulher, Maria Cavaco Silva e com o seu assessor, Nunes Liberato, Cavaco Silva assistiu à missa na Igreja Matriz de Sernancelhe e, após o almoço, recebeu cumprimentos oficiais no Salão Nobre dos Paços do Concelho, tendo depois inaugurado o monumento à Terra da Castanha.

Nos Expo Salão deu-se início à homenagem com um breve momento literário, evocando Aquilino Ribeiro e a “castanha”.

Após a passagem de um documentário sobre o Concelho e os momentos marcantes que originaram esta homenagem, seguiram-se as alocuções do antigo presidente da edilidade, José Mário Cardoso, do actual presidente, Carlos Silva Santiago, do presidente da AM, José Agostinho Aguiar e de Aníbal Cavaco Silva, que foi galardoado com a Medalha de Mérito do Município.

O Conservatório Regional de Ferreirim, com a sua orquestra, deu o brilho musical ao evento.

Seguiu-se uma merenda para todos os presentes.

Entre estes, contavam-se muitos actuais e passados autarcas dos concelhos vizinhos, todos os deputados do PSD eleitos pelo distrito, ex-ministros, ex-secretários de estado, muitas outras individualidades e centenas de sernancelhenses.

Aníbal Cavaco Silva presentificou os seguintes factos da história local:

1992 – Enquanto Primeiro-ministro de Portugal, inaugura a Escola Básica de Sernancelhe e atribui a Sernancelhe o epíteto de “Capital da Castanha”, reconhecendo e projetando as caraterísticas de excelência da castanha martaínha;

1993 – Como Chefe do Governo autoriza a criação da Escola Profissional de Sernancelhe;

2005 – Sernancelhe foi escolhido para apresentação oficial da candidatura de Aníbal Cavaco Silva à Presidência da República, que resultou na sua eleição para o primeiro mandato;

2007 – Na qualidade de Presidente da República foi decisivo na trasladação dos restos mortais de Aquilino Ribeiro para o Panteão Nacional, depois de a Assembleia da República votar a realização de uma cerimónia com Honras de Estado a este vulto das letras portuguesas, natural do Concelho de Sernancelhe;

2010 – Como Presidente da República, e na primeira ação oficial no Concelho de Sernancelhe, presidiu à cerimónia de inauguração do Expo Salão, multiusos criado com o propósito de promoção cultural do concelho e espaço de apoio e incremento empresarial da região.

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub