Sernancelhe – “As Lições dos Jovens Mestres” – um êxito

por Rua Direita | 2017.03.26 - 12:34

 

 

Termina hoje em Sernancelhe – vila de tradições musicais reconhecidas – a IVª edição do “As Lições dos Jovens Mestres”, uma organização da autarquia local, do Governo dos Açores através da Secretaria Regional da Educação e do Conservatório Regional de Ferreirim.

Tivemos o ensejo de assistir aos concertos do dia 24, uma sexta-feira muito fria que, e mesmo assim, não impediu que o Auditório Municipal esgotasse completamente a sua lotação, com recurso à criação de lugares de recurso nas galerias, tal o afluxo de público. Muitos jovens alunos da Academia de Música local e do Conservatório de Ferreirim, o que é bem elucidativo da aposta ganha e do investimento que o município fez neste domínio.

Fio condutor desta iniciativa, o consagrado pianista sernancelhense André Cardoso, criador e co-organizador deste projecto, que congregou nomes oriundos da música antiga, da erudita-moderna e do jazz.

Recordamos que esta iniciativa vai ter continuidade, de 28 a 30 de Março, no Conservatório de Música de Ponta Delgada, que se fez representar pela sua directora Ana Paula Andrade.

Dadas as boas vindas pelo vereador da Cultura, Armando Mateus seguido de uma breve explicação dada por André Cardoso, Filipa Meneses, à viola da gamba e Ivan Expósito ao cravo, começaram com “Pièces de Viole, deuxième livre – Couplets Folies”, de Martin Marais (1656-1728).

Seguiram-se-lhe Sanja Repse ao violoncelo e André Cardoso, ao piano que executaram composições de Fauret e Beethoven.

Concluiu-se o ciclo musical heterogéneo com Gonçalo Marques, João Barradas e Daniel Bernardes, à trompete, acordeão e piano, que executaram dois temas de jazz.

Uma hora e meia de muita qualidade e intensidade musical, que terminou com as palavras da directora do Conservatório de Música de Ponta Delgada, visivelmente entusiasmada e do presidente da autarquia, Carlos Silva Santiago que mostrou o seu regojizo por mais uma iniciativa coroada de êxito.

 

 

Seguiu-se-lhe um “Terras do Demo” de honra.

 

 

 

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub