Raquel Guiné abre Congresso Internacional em Budapeste

por Rua Direita | 2017.12.04 - 20:27

DOCENTE DA ESCOLA SUPERIOR AGRÁRIA DO IPV NA ABERTURA DE CONGRESSO INTERNACIONAL

A docente Raquel Guiné da Escola Superior Agrária e investigadora do Centro de Investigação CI&DETS do IPV foi convidada para proferir a Conferência Plenária de abertura do congresso internacional ICFAE 2017 (Congresso Internacional de Engenharia Alimentar e Agronómica), que decorreu em Budapeste, organizado pela CBEES (Chemical, Biological & Environmental Engineering Society).

 

Na sua palestra, com a duração de 45 minutos, abordou o tema “A Secagem de Alimentos e o seu Efeito nas Propriedades Físico-Químicas, Sensoriais e Nutricionais dos Produtos”, que foi a área de especialização das suas Provas de Agregação.

 

Entre os inúmeros métodos utilizados para a conservação de alimentos, a secagem é, sem dúvida, a mais antiga, mas ainda muito utilizada hoje em dia. O processo começou com a exposição dos alimentos ao sol, porém, atualmente são usados ​​métodos mais modernos, como secagem ao ar quente, secagem por pulverização, liofilização, infravermelhos, micro-ondas, radiofrequência, desidratação osmótica ou processos combinados. Muitos alimentos podem ser preservados através da secagem, mas as suas propriedades organolépticas e nutricionais são consideravelmente alteradas. Assim, foram apresentados os métodos de secagem mais relevantes e os avanços na tecnologia de secagem, bem como os efeitos desta operação sobre os atributos dos alimentos, incluindo características físicas, componentes químicos e valor nutricional ou ainda propriedades sensoriais, como aroma, textura e cor.

Este convite vem confirmar a notoriedade do IPV a nível internacional e o reconhecimento da excelência do trabalho desenvolvido por investigadores do CI&DETS.

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub