Plano Nacional de Leitura 2027

por Rua Direita | 2017.04.23 - 11:22

A nova fase do Plano Nacional de Leitura 2027 é lançada hoje, no Dia Mundial do Livro e dos Direitos de Autor.

A cerimónia, presidida pelo Primeiro-Ministro, António Costa, conta com a presença do Ministro da Cultura, Luís Filipe de Castro Mendes, do Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, bem como dos Secretários de Estado das Autarquias Locais, Carlos Miguel, da Ciência, Tecnologia e Ensino Superior, Maria Fernanda Rollo, e da Educação, João Costa.

O PNL 2027 será implementado e monitorizado por uma comissão interministerial dirigida pela Comissária Teresa Calçada e pela Subcomissária Elsa Maria Conde, também presentes no evento. Na cerimónia, terão lugar vários momentos de leitura, por personalidades da vida pública nacional — desde políticos a desportistas, passando por cientistas, jornalistas, artistas, jovens e crianças. A abertura e o encerramento da sessão estarão a cargo da Orquestra Juvenil de Gaia, que junta alunos de quase todos os agrupamentos do concelho.

 

Local: Biblioteca Almeida Garrett, Rua do Jardim do Palácio de Cristal, Port

 

Sobre o PNL

 

O Conselho de Ministros aprovou, no final do mês, a resolução do Conselho de Ministros que define as linhas orientadoras para o Plano Nacional de Leitura até 2027, recuperando o desígnio deste Plano na promoção da leitura e da literacia em Portugal e reconhecendo a importância da leitura para o desenvolvimento dos indivíduos e da sociedade.

Criado em 2006, o PNL é ampliado e reforçado, intensificando a articulação entre a educação, a cultura, a ciência e a tecnologia e as autarquias, visando uma estratégia nacional de elevação dos níveis de literacia, no sentido de qualificar a população portuguesa e prepará-la para as exigências sociais do século XXI. Salienta-se a aposta na “literacia científica e digital” para crianças e adultos, a dimensão inclusiva da leitura, a participação de todas as bibliotecas, a articulação com o Programa Qualifica e o envolvimento das instituições de ensino superior e dos Centros Ciência Viva.

 

 

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub