Para que servem os lugares reservados a estacionamento de deficientes se continua a não haver controlo ou atuação das forças policias?

por Rua Direita | 2018.08.18 - 10:20

Do nosso leitor Paulo Marques recebemos o texto que segue:

 

“De que adiantam mais lugares reservados a estacionamento de portadores de deficiência se continua a não haver controlo ou atuação das forças policias?

Sim, aspeto positivo a destacar este ano na Feira de São Mateus é que praticamente toda a Rua Padre Costa está reservada a estacionamento para portadores de deficiência.

Mas, onde param as Polícias?

#aPOLICIAdeveFAZERcumprirTODOoCODIGOdaESTRADA

 

Há uns 4 ou 5 anos que venho fazendo estas denúncias. Não se podem ficar pela propaganda.

Relembro o que já escrevi no ano passado: em viagens pelo país ou em visitas que vou fazendo a outros eventos (como os realizados em Águeda ou Cantanhede) não se encontra esta falta de civismo. E porquê? Porque daquilo que dá para verificar nos locais as polícias não ignoram e atuam. E os vigilantes dos eventos também estão atentos e controlam.

Nesta ligação fica a denúncia do exemplo do dia 14 de agosto, às 20:30

https://www.facebook.com/ santos.marques.37/posts/ 1949688675052857

Dica simples para disciplinar esta falta de civismo e de respeito:

peguem nos seguranças que estão à entrada do parque dos VIP’s e ponham-nos a fazer o mesmo serviço no cruzamento da Rua Padre Costa com a Av. Dr. António José de Almeida.

Seria tão simples e eficaz…

Haja vontade!”

Entretanto, enviou-nos também um email referente ao evento da Feira de S. Mateus de 2017, o qual e na sequência de reclamação apresentada recebeu a seguinte resposta:

 

“De: Coordenação Segurança FSM <segurancafsm@viseumarca.pt>
Enviada: 14 de julho de 2017 17:55
Assunto: Lugares de estacionamento para cidadãos portadores de deficiência são reforçados para 12
Exmo. Sr. Paulo Jorge Marques,

Agradecemos desde já o seu contacto e contributo, que muito nos honra.

Dando resposta às questões colocadas, informamos:

Referentes às reclamações apresentadas no respetivo Livro, as mesmas são tidas em conta, ponderadas e analisadas pela Viseu Marca, bem como pelas entidades competentes. Da nossa parte damos provimento às queixas, que nos ajudam a melhorar os aspectos apontadas ou referidos na mesma.

No que à atuação das Forças Policiais diz respeito, nomeadamente no controlo do estacionamento em geral e nos lugares reservados a pessoas com deficiência em particular, a Viseu Marca solicita especial cuidado com os mesmos, sendo que a fiscalização é exclusiva das referidas Forças Policiais. Desta forma a Viseu Marca através da Coordenação de Segurança informa todos os envolvidos e com especial atenção as forças policiais da localização dos referidos lugares de estacionamento.

O acesso aos referidos lugares está sob a alçada das forças policiais, pois são os únicos com competências na regulação do trânsito e na correspondente segurança pública no perímetro exterior do recinto da Feira de S. Mateus. Importa contudo salientar que caso as viaturas tenham os referidos dísticos, os agentes envolvidos facilitam o acesso aos lugares desde que não comprometa a segurança implementada aos mais diversos níveis. Alertamos que este evento é caracterizado por um complexo dispositivo de segurança, que abrange diversas sensibilidades, pelo que podem as mesmas não serem percepcionadas pelos visitantes e com isso causar constrangimentos.

Terminamos, agradecendo uma vez mais o contacto, salientando a sua preocupação e pertinência do exposto, e destacando o facto de ser conhecedor dos lugares disponíveis o que facilita a sua utilização.

Estando inteiramente ao dispor, endereçamos os melhores cumprimentos,

Marco Ferreira / João Moura / Dílio Francisco

COORDENAÇÃO SEGURANÇA FSM | Tlm. SOS.: 96.255.0000  |  Email: segurancafsm@viseumarca.pt

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub