Os Tomis estão em toda a parte…

por Rua Direita | 2018.06.22 - 09:27

O TOMI chegou a Santiago, capital do Chile, com diversos equipamentos instalados no centro da cidade. Esta implementação faz parte do projecto que pretende elevar esta cidade a smart city.

 

Numa primeira fase os TOMI foram instalados no “Paseo Bandera”, uma das ruas mais conhecidas do centro da cidade que foi recentemente renovada e transformada em rua exclusivamente pedonal. Esta rua está a desenvolver-se como um showroom de smart cities. 

José Agostinho, CEO da TOMI WORLD considera que o TOMI irá contribuir para a afirmação da cidade como cidade inteligente:

“Santiago é uma cidade que prioriza o progresso tecnológico e procura formas de estar mais perto dos seus cidadãos e turistas. O TOMI irá desempenhar um papel importante no desenvolvimento de Santiago como smart city, disponibilizando toda a informação e serviços inteligentes nas ruas. Qualquer residente ou turista pode encontrar todas as informações essenciais sobre a cidade.”

A inauguração oficial da rede foi no dia 15 de Junho e contou com a presença do presidente da comuna de Santiago, Felipe Alessandri Vergara e dezenas de meios de comunicação social.

O TOMI faz parte do desenvolvimento do projecto que pretende tornar Santiago mais inteligente e conectado com os seus cidadãos. O TOMI ajuda a melhorar a qualidade de vida dos residentes e turistas, disponibilizando informação e serviços inteligentes na hora certa no lugar certo. O TOMI representa a resposta à necessidade de disponibilizar informação urbana útil e personalizada, para os habitantes e visitantes da capital do Chile.
Seguindo um critério de proximidade, o TOMI disponibiliza informação útil sobre acontecimentos da atualidade, permite consultar a agenda cultural, encontrar vários pontos de interesse, pesquisar diferentes opções de transporte e até tirar a tão famosa “selfie” ou GIF. Toda esta informação está disponível em Santiago de Chile em espanhol (a língua oficial) e em inglês, de forma a permitir que os cidadãos e turistas tenham acesso às potencialidades do TOMI. Prevê-se que o TOMI continue a expandir-se nesta cidade a médio prazo.
O TOMI foi também recentemente reconhecido com três prémios de smart cities: o Smart 50 Awards pela Smart Cities Connect (Kansas City, EUA), o Smart Cities UK Awards e o último o InovaCidade, pelo Instituto Smart City Business America.

Sobre o TOMI
O TOMI é um equipamento de informação urbana, criado para servir e interagir com a população. Tem como objetivo disponibilizar informação e serviços oportunos, relevantes e atualizados, acessíveis a todas as pessoas todos os dias, no sítio certo e à hora certa, usando um critério de proximidade. O TOMI está implementado em mais de 100 cidades em Portugal, Brasil e mais recentemente, no Chile. Com mais de 7 anos anos de investigação e desenvolvimento, e cerca de 6 anos em operação na rua, o TOMI tem uma tecnologia única no mercado mundial, em evolução contínua, para acrescentar cada vez mais valor às cidades. Patenteado internacionalmente e premiado a nível mundial.

Sobre a TOMI WORLD
A TOMI WORLD é uma empresa tecnológica, proprietária do TOMI, desde a sua criação, desenvolvimento e implementação, e de outros produtos de elevada tecnologia. Foi distinguida em 2016 com o prémio mundial “Technical Innovation Award”, atribuído pelo sector out-of-home. E no ano passado com o prémio global Golden A’ Design Award na categoria de Interface and Interaction Design, pela A’ Design Award & Competition, e também com o prémio Deloitte Technology Fast 500 ™ EMEA. Em 2018 foi reconhecido mundialmente pela sua atuação no âmbito das smart cities com três prémios: o Smart 50 Awards (Kansas City, EUA), Smart Cities UK Awards (Londres, UK) e InovaCidade (São Paulo, Brasil).

Empresa de atividade global, com um ambicioso projeto de internacionalização, conta já com sede em UK, no Brasil, na China (Macau) e no Chile. Tem por objetivo implementar redes urbanas interativas de informação à escala mundial.

Mais informações em www.tomiworld.com

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub