Os empecilhos da CMV…

    Eu sei, eu sei que o progresso, o asseio, a estética são muito carecidos de intervenções periódicas e temporalmente alongadas. Mas… Nestas coisas há sempre uma arreliadora conjunção adversativa a estragar o belo bouquet. Hoje, de manhã, pelas 08H20, para quem não se levanta a essas horas, refira-se que é o momento de […]

  • 14:06 | Quinta-feira, 08 de Junho de 2017
  • Ler em 2 minutos

 
 
Eu sei, eu sei que o progresso, o asseio, a estética são muito carecidos de intervenções periódicas e temporalmente alongadas. Mas…
Nestas coisas há sempre uma arreliadora conjunção adversativa a estragar o belo bouquet. Hoje, de manhã, pelas 08H20, para quem não se levanta a essas horas, refira-se que é o momento de imensos viseenses irem levar seus filhos às escolas e irem para os seus empregos, a circular externa, entre a rotunda do McDonald’s e a do Hotel Montebelo estava entupida até não poder mais.
Depois dos primeiros cinco minutos de espera paciente pensámos que os novos semáforos – uma das jóias da coroa deste executivo – tinham avariado. Dez minutos depois congeminámos que só poderia ser um acidente. E decerto grave pois ocupava as duas faixas de trânsito, a ascendente e a descendente. Entretanto, ao 13º minuto vislumbrámos uma nesga entre veículos pouco compadecentes/impacientes e lá nos esgueirámos para a nossa vidinha.
Às 11H30 passámos de novo naquela circular e, enfim, percebemos que era uma equipa – decerto subempreitada pela Câmara – da Ideia Verde, que tinha cortado as duas faixas para aparar a sebe central. Ainda lá andam pois, pelos vistos, o trabalho é moroso, difícil e progride lentamente.
Esta Câmara deve ter gente competentíssima, desde os engenheiros chefes disto e daquilo a alguns caciques dinossáuricos que “mandam que se fartam”. Mas terá também vereadores de altíssimo gabarito – ou não estariam lá… estariam? não estariam? – que coordenam todas as intervenções públicas e, pelos vistos e constatado, parecem “borrifar-se” completamente nos interesses e necessidades mais básicas dos utentes, munícipes que pagam os impostos com os quais lhes são pagos os vencimentos, decerto “chorudinhos” quando acrescidos das ajudinhas de custos e demais mordomias.
Há um vereador, decerto cerebralmente superior, o deste pelouro, que quase parece esforçar-se por se mostrar ao olhar público como um tipo incompetente – o que decerto não é.
Então não haveria uma melhor ou mais “decente” hora para apararem as sebezinhas desta cidade-museu-jardim que as “horas de ponta”? Há necessidade de “empastilhar” cronicamente o fluxo rodoviário da cidade com meia dúzia de jardineiros-capinadores, quando toda a gente laboriosa quer ir trabalhar?
Valha-lhes Deus nosso Senhor, que é tolerante e misericordioso. Se esta rapaziada saísse mais do ar condicionado dos gabinetes confortáveis, talvez se apercebesse das asneiras que faz. Assim…
E quando não é isto, é alguma provazinha de ciclismo, pedestre ou outra… Mas Viseu é uma Festa, ou não? E os milhares de visitantes que todos os dias afluem em catadupas precisam de divertimento e rotundas vistosas. Ou não?
 
Nota: as fotos foram tiradas às 11H30, hora sem trânsito. Há durante a manhã e a tarde um conjunto de “horas mortas” que deveriam ser aproveitadas para “obras” desta natureza. Isso para não falar no período nocturno que sairia, decerto, muito mais caro…

Gosto do artigo
Publicado por
Publicado em Editorial