“O Homem da Nave”, de Aquilino Ribeiro, lançado em Soutosa pela Câmara de Moimenta da Beira e Bertrand

por Rua Direita | 2017.05.18 - 21:06

 

 

Uma edição nova de “O Homem da Nave (Serranos, Caçadores e Fauna Vária)”, livro que Aquilino Ribeiro escreveu e publicou originalmente em 1954, vai ser lançada no dia 27 de maio, às 16 horas, num auditório a céu aberto situado a 500 metros da Fundação Aquilino Ribeiro (lugar do Senhor da Aflição), em Soutosa, Moimenta da Beira.

A reedição é patrocinada pela Câmara Municipal de Moimenta da Beira em parceria com a Bertrand, a editora de sempre do mestre.

A cerimónia é aberta a toda a comunidade.

 

A obra, com capa ilustrada por João Hogan, é prefaciada pelo geógrafo Álvaro Domingues, que fará a apresentação juntamente com Henrique Monteiro, jornalista, ex-diretor do ‘Expresso’, e Aquilino Machado, neto do escritor que, sobre o livro, escreve:

“É uma peça literária de que muito aprecio e que nos revela a tessitura tão prodigamente esboçada na sua geografia sentimental, as Terras do Demo. Nela inscrevemos “a feira do tempo da Maria Castanha”. Ou o rasgo impiedoso do calendário anual, aquele rigoroso e invariável tique-taque das estações que levava a que a “certa altura do ano, aí por fins de Agosto, a Natureza” mostrar-se “pálida de tons, cansada exausta à força de produzir, como uma boa matrona que deu uma dúzia de filhos à pátria”. E então “tudo na terra e nos céus prenuncia o Outono”.

 
Rui Bondoso
(Gabinete de Comunicação)

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub