O Conselho Regional do Norte reuniu com os seus 86 autarcas e o Primeiro Ministro

por Rua Direita | 2018.01.09 - 19:16

 

 

Para preparar o novo quadro de apoio dos fundos comunitários, previstos para a década de 2020/2030, reuniu o Conselho Regional do Norte, em Matosinhos, com os seus 86 autarcas, mais o Primeiro-Ministro, António Costa e o Ministro do Planeamento e das Infraestruturas, Pedro Marques.

Foi marcante a intervenção de Carlos Silva Santiago, enquanto presidente da Câmara de Sernancelhe e presidente da Comunidade Intermunicipal (CIM) Douro, que engloba os 19 municípios do Douro Sul, Norte e Superior.

Com uma alocução polémica, a pôr o “dedo na ferida”, a de os concelhos da Grande Área Metropolitana do Porto, integradores deste CRN serem as autarquias da “Iª Liga e os restantes, concelhos a jogar na IIª Liga, no que toca à distribuição/atribuição dos fundos comunitários“, o que, segundo o autarca, “provoca fissuras mais profundas e desigualdades mais acentuadas, entre o litoral e os territórios designados de baixa densidade”.

Carlos Silva comprometeu-se a entregar em mãos, aos representantes do governo ali presentes, um macro documento com as imperiosas necessidades e carências da CIM Douro, depois da reunião que vai ocorrer, ainda este mês com os 19 autarcas desta Comunidade.

Aqui, a sua intervenção, cortesia de C. Santos…

 

https://www.facebook.com/100010950134903/videos/537742623267404/

(Fotos CS)

 

 

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub