Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro – Como “Prevenir e Sobreviver ao Cancro”

por Rua Direita | 2018.02.08 - 18:22

Viseu é o próximo destino do ciclo de tertúlias subordinado ao tema “Prevenir e Sobreviver ao Cancro”, que irá percorrer todas as capitais de distrito da Região Centro. A iniciativa, integrada nas comemorações dos 50 anos do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro, é aberta a todos os interessados.

O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro (LPCC.NRC) promove em Viseu, no próximo dia 17 de fevereiro, sábado, pelas 16 horas, uma tertúlia intitulada “Prevenir e Sobreviver ao Cancro”. A sessão de abertura conta com a presença de um representante da Câmara Municipal de Viseu e de Carlos Freire de Oliveira, Presidente da Direção do LPCC-NRC. A iniciativa, aberta a todos os interessados, realiza-se no Auditório da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Viseu.

A tertúlia vai abordar os temas “Prevenção do Cancro” com Cortez Vaz, médico com especialidade em Ginecologia-Obstetrícia no Centro Hospital Tondela – Viseu, e “Sobreviver ao Cancro” com Ana Pais, médica com especialidade em Oncologia Médica no Instituto Português de Oncologia de Coimbra Francisco Gentil, E.P.E. e CUF Viseu Hospital. Os dois especialistas vão assim responder aos dois desafios do tema da tertúlia e preparar o período de perguntas que se seguirá.

No final do encontro, está previsto um momento musical e de convívio com a atuação do “Coro ao Centro”, constituído por doentes oncológicos, voluntários e ainda elementos da direção do LPCC.NRC.

 

Em todas as realizações das tertúlias, haverá uma sessão prévia de formação interna dos voluntários de cada distrito, envolvendo as várias áreas de voluntariado do LPCC.NRC: o Voluntariado Comunitário, o Voluntariado Hospitalar (que funciona no Instituto Português de Oncologia de Coimbra e  no Centro Hospitalar e Universitário de Coimbra) o Voluntariado de Entreajuda (Movimento Vencer e Viver) e o Voluntariado Ocupacional (Centro de Voluntariado Ocupacional).

 

Prevenir e Sobreviver ao Cancro” vai ao encontro de dois dos objectivos da LPCC: divulgar informação sobre o cancro e promover a educação para a saúde, com ênfase para a sua prevenção, e contribuir para o apoio social e a humanização da assistência ao doente oncológico em todas as fases da doença.

Integrado nas comemorações dos 50 anos do Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro, que vão abranger 78 concelhos da Região Centro, este ciclo de tertúlias começou em Aveiro e vai também passar por Leiria, no dia 24 de março, e mais tarde por Coimbra, Guarda e Castelo Branco.
O Núcleo Regional do Centro da Liga Portuguesa Contra o Cancro em Viseu

A Liga Portuguesa Contra o Cancro dispõe desde 2013 de uma delegação em Viseu onde funcionam o Grupo de Voluntariado Comunitário, o Movimento Vencer e Viver e a possibilidade de consultas de Psico-Oncologia.
O Grupo de Voluntariado Comunitário de Viseu desenvolve ações de sensibilização para a prevenção e para o diagnóstico precoce do cancro, sinalização de situações de doentes oncológicos com carências socioeconómicas, informação à população e angariação de fundos.
A Delegação de Viseu da Liga Portuguesa Contra o Cancro funciona na Rua Cimo de Vila. Para mais informações contactar através do telefone 239 487 490 ou e-mail nucleocentro@ligacontracancro.pt.

 

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub