Novo guião Conhecimento, Género e Cidadania para professores do ensino secundário disponível online

por Rua Direita | 2018.01.31 - 13:15

 

 

 

O novo Guião de Educação: Conhecimento, Género e Cidadania no Ensino Secundário já está disponível online para ajudar os professores a integrar nas suas aulas as questões de igualdade de género.

https://www.cig.gov.pt/wp-content/uploads/2018/01/Conhecimento_Genero_e_Cidadania_Ensino_Secundario_Versao_Digital.pdf

Numa primeira parte deste guião é feito o enquadramento teórico em torno dos conceitos de Género e Cidadania e a sua aplicação ao ensino e ao conhecimento. Depois, numa segunda parte, são dadas sugestões práticas de como abordar estes temas num conjunto de disciplinas que vai do Português à Educação Física, passando pelo Inglês, Filosofia ou Biologia.

Tal como nas edições anteriores, o propósito deste guião é integrar a dimensão de género nas práticas educativas em contexto escolar, consciencializando e atuando de forma crítica face aos estereótipos sexistas socialmente dominantes. Pretende, por outro lado, contribuir para a integração da investigação científica em Estudos sobre as Mulheres e de Género na gestão dos programas de nove disciplinas do ensino secundário.

Esta quinta edição contempla as áreas das Línguas e Literaturas, Ciências Sociais e Ciências Experimentais. Foi coordenada pela Associação Portuguesa de Estudos sobre as Mulheres (APEM) e por uma equipa de quinze investigadores e docentes de doze instituições de investigação e ensino superior.

A edição coube à Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género (CIG), organismo público que tem por missão garantir a execução das políticas públicas no âmbito da cidadania e da promoção e defesa da igualdade de género, incluindo em matéria de educação para a cidadania.

 

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub