Movimento Associativo de Luto

por Rua Direita | 2018.01.16 - 12:10

 

 

A AFERT – Associação Folclórica e Recreativa do Tourigo associa-se ao sentimento de dor e pesar neste momento tão difícil, consequência da tragédia ocorrida na Associação Recreativa e Humanitária de Vila Nova da Rainha, no passado sábado.

Nesse sentido, manifesta o seu mais profundo pesar pelo infeliz acontecimento, às famílias das oito vítimas mortais, desejando as rápidas melhoras a todos os demais feridos.

Enquanto parceiros do Movimento Associativo do Concelho de Tondela, não podemos deixar de manifestar a nossa mais profunda solidariedade para com todos os dirigentes associativos desta associação amiga e com a qual várias vezes tivemos a oportunidade de partilhar vivências.

Quantos milhares de associações estavam, àquela hora, com semelhante atividade por esse país fora? Quantas dezenas de milhares de pessoas passavam o seu serão na associação local? Quantos dirigentes associativos abdicaram de horas com a família para, por mera carolice, proporcionar uma noite recreativa aos seus associados e amigos.

E depois… uma situação trágica, que ninguém merecia, deixa-nos a todos a apontar o dedo a quem tudo fez, duvidando se afinal as Associações – com os parcos recursos que vão conseguindo – não deveriam ter instalações com os mais avançados sistemas “anti-tudo”.

Claro que deviam!! Mas primeiro, com o escasso dinheiro amealhado pelo bar, tem que conseguir pagar a conta da luz e da água, que o prazo já passou! Primeiro precisam de arranjar mais alguma lenha ou mais alguns produtos de limpeza para a manutenção do edifício. O dinheiro não estica e as ajudas das entidades a quem muitas vezes o Movimento Associativo se substitui – como aconteceu por exemplo na recuperação pós incêndios de 15 de outubro – são cada vez menores!

O nosso pensamento está com todos vós. Muita coragem!

Márcio Santos

(Foto DR)

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub