ME reduz o número de alunos por turma a partir do próximo ano lectivo

por Rua Direita | 2017.04.17 - 10:58

 

 

No ano letivo 2017/2018 inicia-se já o processo de redução do número de alunos por turma, como medida importante no conjunto das políticas de promoção do sucesso escolar e como potenciadora da melhoria das aprendizagens.

A correlação positiva entre a dimensão da turma e o sucesso escolar tem em conta um conjunto de estudos, nacionais e internacionais, valor que aliás se reforça no caso dos alunos em contexto socioeconómico mais desfavorecido. Por este motivo, o Ministério da Educação assumiu como prioridade a adoção da redução progressiva do número de alunos por turma nos inícios de todos os ciclos dos ensinos básico e secundário das escolas dos Territórios Educativos de Intervenção Prioritária (TEIP), que passarão a contar com as dimensões pré-2013.

A aplicação paulatina da medida, nesta primeira fase, privilegia a continuidade pedagógica das turmas já formadas, mas também o trabalho junto das comunidades educativas que mais poderão beneficiar de uma abordagem individualizada. O processo de redução do número de alunos por turma tem, assim, início em 2017/2018 em perto de mil escolas TEIP de todo o território continental, onde estudam cerca de 200 mil alunos, prevendo-se o aumento do universo nos anos letivos seguintes.

Cerca de cinco anos depois da introdução de uma medida reconhecidamente penalizadora para o sistema de ensino, é dado início ao necessário processo de correção. Esta medida, prevista no Programa do XXI Governo Constitucional, acompanhada da concretização de outras já em vigor, como o Programa Nacional de Promoção do Sucesso Escolar e da criação de tutorias, não só combate o insucesso escolar, fortalecendo o processo de ensino-aprendizagem, como favorece o trabalho desenvolvido pelos docentes em contexto de sala de aula.  Esta medida consta do despacho de matrículas já publicado no Diário da República.

 

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub