ME – #BeActive – Semana Europeia do Desporto

por Rua Direita | 2017.09.24 - 08:55

 

 

 

 

Começa este sábado mais uma Semana Europeia do Desporto. Este ano, a Comissão Europeia desafia toda a população a ser ativa, sob o lema “Be Active”. O objetivo é que sejam promovidos os benefícios da prática regular de desporto e atividade física, ao longo desta Semana que é celebrada, simultaneamente, em mais de 30 países europeus.

Em Portugal, com a coordenação do Instituto Português do Desporto e da Juventude, a mensagem #BEACTIVE será replicada de norte a sul do continente e ilhas, envolvendo centenas de parceiros – Federações, Clubes, Associações, Coletividades, Municípios, Escolas, Empresas, entre outros.

No ano passado, os valores transmitidos ao longo da Semana Europeia do Desporto chegaram a 200 milhões de pessoas, espalhadas por toda a Europa, tendo envolvido a participação ativa de cerca de 10 milhões, em mais de 15 mil diferentes atividades desportivas.

Este ano pretende-se que a mensagem #BeActive chegue a cada vez mais gente, que tenha um efeito multiplicador, que seja o “pontapé de saída” para um futuro repleto de atividade física e que coloque, definitivamente, o sedentarismo como uma questão passada.

Com centenas de diferentes atividades já registadas, a Semana Europeia do Desporto abrange as mais diversas áreas desportivas – desporto federado, ginásio e fitness, educação física e desporto escolar, desporto informal, desporto adaptado, atividades ao ar livre e náuticas, e até danças ou jogos tradicionais.

Motivar todos os cidadãos, independentemente da sua condição física, género ou idade, para serem mais ativos e para que adotem um estilo de vida mais saudável é, em suma, o intuito desta Semana Europeia do Desporto que terá alguns dias temáticos. Na segunda-feira arranca, em força, a Semana com o Dia do Desporto Adaptado. Todas as CERCIs do país foram convidadas a assinalar a Hora #BeActive, realizando-se, no Complexo Desportivo do Jamor, provas de atletismo, corfebol, esgrima, andebol, canoagem, entre outras. A quarta-feira é o Dia das Escolas, que promovem, durante a tarde, momentos de celebração desportiva em ambiente escolar. A Semana encerra no sábado, dia 30, com a corrida #BeActive, no Terreiro do Paço.

O Ministro da Educação, Tiago Brandão Rodrigues, e o Secretário de Estado da Juventude e do Desporto, João Paulo Rebelo, associam-se à 3ª Edição da Semana Europeia do Desporto, com a participação em diversas atividades. Os “embaixadores de honra” desta iniciativa europeia de celebração do desporto e da atividade física são os medalhados olímpicos Rosa Mota, Carlos Lopes, Nuno Delgado e a atual campeã do mundo Inês Henriques, tendo-se associado dezenas de outros atletas e individualidades à mensagem #BeActive.

 

 

ALGUNS EXEMPLOS DO QUE ACONTECERÁ AO LONGO DA SEMANA: 

Sábado, 23 –  Ginásios de portas abertas. Open Day AGAP – Associação de Empresa de Ginásios e Academias de Portugal;

–  Dia do Desporto da Fundação Salvador no Estádio do INATEL.

Domingo, 24 –  Dia Internacional do Desporto Universitário, em Coimbra;

–  17º Open de Danças de Salão dos Alunos de Apolo, em Lisboa.

Segunda, 25 –  Encontro de desporto adaptado no Complexo Desportivo do Jamor, com o envolvimento de várias CERCIs;

–  Lançamento da coleção de livros do IPDJ sobre ética no desporto, Museu do Desporto.

Terça, 26 –  Lançamento dos Manuais Escolares APCAS, Associação de

Paralisia Cerebral Almada Seixal;

–  Viana World BodyBoard Championship.

Quarta, 27 – Dia das Escolas. Grande celebração desportiva no Agrupamento de Escolas de Ponte de Sôr;

– Prova de Corta-Mato do Agrupamento de Escolas de Tondela.

Quinta, 28 –  Aulas abertas da Associação Nuno Delgado, na Faculdade de Motricidade Humana;

–  Lançamento de campanha de incentivo à utilização das escadas;

–  Campeonato Nacional de Equitação.

Sexta, 29 –   Encontro Vela Mais, encontro intergeracional na Doca de Santo Amaro;

–  Atividades do Dia Mundial do Coração, com rastreios gratuitos no Jamor.

Sábado, 30 – Grande Festa #BeActive no Terreiro do Paço, com a realização de diversas atividades desportivas.

 

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub