MARIA MANUEL ROLA, DEPUTADA DO BE NA ASSEMBLEIA DA REPÚBLICA, EM CONTACTO COM CANIS MUNICIPAIS E ASSOCIAÇÕES DE DEFESA ANIMAL DO DISTRITO DE VISEU

por Rua Direita | 2018.01.29 - 11:11

No passado sábado, dia 20 de Janeiro, a deputada do BE na Assembleia da República, a Maria Manuel Rola esteve de visita a três canis municipais do distrito (Carregal do Sal, Tondela e Lamego), os três canis com realidades bastantes diferentes. No fim do dia de trabalho chegámos a conclusão que o cumprimento da lei 27/2016 -que proíbe o abate de animais por sobre população e obriga as autarquias a esterilizarem todos os animais- as condições dos espaços físicos, a dinamização e divulgação de adopções, a realizações de eventos e/ou iniciativas de convívio entre as pessoas e os animais do canil depende, na maioria dos casos, de vontade política e da sensibilidade dos autarcas pela causa animal.

Em Carregal do Sal e Tondela, as condições físicas dos canis não são as melhores, sendo que o Carregal do Sal não tem previsão de melhoramento, estando à espera de um canil inter-municipal já aos anos, enquanto os animais continuam a passar frio, continuam a não ter um espaço comum onde possam andar livremente e continuam com uma certa limitação no espaço das boxes. Em Tondela já existe uma certa vontade de melhorar as condições dos animais, sendo que já está previsto a construção de um novo canil e enquanto se espera também têm certos mecanismos para controlar um pouco o frio no inverno.

Ambos os canis têm bastantes adopções que se deve ao facto do bom trabalho voluntário de muitas pessoas que lutam pelo bem-estar animal, os dois canis já não abatem por sobre população e esterilizam todos os animais que forem para adopção.

Em Lamego, temos que salientar as boas condições físicas do canil, pelo facto também de ser um dos dois únicos centros oficiais do distrito. Aqui a vontade da autarquia e dos eleitos também diz muito já que este canil está em incumprimento na esterilização dos animais que saem para adopção, nem todos saem devidamente esterilizados como diz a lei 27/2016. Também é de referir as poucas adopções que este canil tem, como por exemplo, em comparação com o canil de Tondela. A falta de voluntários e pessoas envolvidas no concelho de Lamego pela causa animal é um dos factores para isto acontecer.

O único caminho para não haver animais abandonados e ter uma população controlada passa por campanhas de esterilização de animais de rua, o BE apresentou para o Orçamento de Estado 2018, uma verba de 800 mil euros só para a esterilização de animais, mas que infelizmente não foi inserida no documento.

Também houve a oportunidade de fazer uma mesa redonda realizada no Carmo 81, em Viseu, com algumas associações distritais de Defesa Animal do distrito de Viseu, onde a deputada do BE teve a oportunidade de conhecer a realidade do dia a dia das associações e onde as associações tiveram a oportunidade de inteirar-se de algumas iniciativas legislativas que o Bloco de Esquerda tem apresentado a favor do bem-estar animal. Também aqui conseguimos perceber que as realidades são muito diferentes de Associação para Associação.

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub