Maria Helena da Rocha Pereira – Poemas inéditos e Missa de aniversário| 12 de abril| 18 horas

por Paulo Neto | 2018.04.11 - 09:08

 
  Na próxima quinta-feira, dia 12 de abril, às 18h, será celebrada uma missa na Capela da Universidade de Coimbra (UC), evocativa da memória da Doutora Maria Helena da Rocha Pereira, decorrido um ano sobre o seu falecimento.

 

Na cerimónia, serão lidos alguns poemas da obra inédita de Maria Madalena Monteiro, pseudónimo de Maria Helena da Rocha Pereira, “O livro de horas de Nossa Senhora“.

Organizada por José Ribeiro Ferreira, a criação poética é constituída por “O livro de horas de Nossa Senhora” e «por um grupo de poemas, de assunto diverso, a que resolvi chamar “A água límpida corre pelos séculos”, título que fui buscar a um verso do poema “Fonte do Largo das Portas de Moura”.»

“O livro de horas de Nossa Senhora” contém «composições com datas entre 27 de novembro de 1956 e 13 de maio de 1959 – portanto dos 31 aos 33 anos. Trata-se de composições que assinalam as horas mais marcantes e significativas de Maria, quer no que toca à emoção, quer no que respeita à decisão, quer no que concerne ao sofrimento: “Anunciação”, “Visitação”, “Natal”, “Apresentação no Templo”, “Fuga para o Egipto”, “O Menino entre os doutores”, “As Bodas de Caná”, “Senhora das Dores” e “Assunção”», afirma o Professor Catedrático da Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra (FLUC).

 

Maria Helena da Rocha Pereira, falecida a 10 de abril de 2017, foi a primeira mulher a obter o grau de Doutoramento na Universidade de Coimbra, em 1956.

Especialista em Estudos Literários-Línguas e Literaturas Clássicas; Cultura e Literatura Gregas, Maria Helena da Rocha Pereira foi também a primeira professora catedrática na Universidade de Coimbra. Publicou mais de 300 livros e artigos, em Portugal e no estrangeiro.

 

 

Cristina Pinto

AI UC Reitoria