Lançado hoje o Espaço Cidadão Solidário

por Rua Direita | 2017.12.13 - 19:06

O Governo apresentou hoje, dia 13 de dezembro, o projeto-piloto da medida Simplex+ 2017 “Espaço Cidadão Solidário”.

 

Lançado Espaço Cidadão Solidário

O Governo apresentou hoje, dia 13 de Dezembro, o projeto-piloto da medida Simplex+ 2017 “Espaço Cidadão Solidário”. Aproveitando o catálogo de cerca de 220 serviços digitais já existentes, vão ser disponibilizados 4 kits portáteis (um à Santa Casa Misericórdia de Lisboa e os restantes às Juntas de Freguesia de Benfica, Misericórdia e Santo António) para que estas entidades possam prestar serviços de atendimento digital mediado.

 

1.   O que é o Espaço Cidadão Solidário?

O Espaço cidadão solidário é uma medida integrante do Simplex+2017, que consiste num espaço de atendimento digital mediado em centros de dia, estruturas residenciais para pessoas idosas, lares residenciais e misericórdias, no qual serão prestados serviços que compõem o catálogo de serviços dos Espaços Cidadão, especialmente adaptados às necessidades da população sénior, cujo funcionamento será efetuado com recurso a kits portáteis.

 

2.   Quais os principais serviços a disponibilizar nestes espaços?

Serão prestados todos os serviços já hoje disponíveis no catálogo de serviços dos Espaços Cidadão, no entanto, com especial enfoque para aqueles que se relacionam com o SNS, Segurança Social, Caixa Geral de Aposentações, ADSE, AMA e IRN, nomeadamente:

.  SNS – Transferência de centro de saúde ou Consulta médica no hospital

.  Segurança Social – Segurança Social Direta ou Atendimento por Marcação

. Caixa Geral de Aposentações – Entrega de requerimento de pensão de sobrevivência ou Pedido de alteração de dados pessoais

. ADSE – Entrega de documentos de despesa ou Emissão de declaração para efeitos de complementaridade

. AMA e IRN – Confirmação de alteração de morada do CC ou pedido de renovação do CC com posterior entrega do cartão

 

3.   Com quem a AMA celebra hoje o protocolo?

Hoje celebrou-se o protocolo entre a AMA, a Santa Casa Misericórdia de Lisboa e as Juntas de Freguesias de Benfica, Misericórdia e Santo António. A AMA entrega assim 4 kits portáteis, os quais serão agora geridos por estas 4 instituições.

 

4.   Quais as perspetivas de alargamento?

Os próximos passos será a celebração de protocolo com a Administração Central do Sistema de Saúde, no intuito de disponibilizar o primeiro Espaço de Cidadão Solidário da área da saúde, a título de projeto piloto no Centro Hospitalar Lisboa Norte (Hospital de Santa Maria), o qual será depois progressivamente alargado para outras unidades hospitalares com regime de internamento.

 

 

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub