Homenagem a Cavaco Silva – Sernancelhe tem memória…

por Rua Direita | 2018.06.26 - 18:19

 

O Município de Sernancelhe vai homenagear e distinguir Aníbal Cavaco Silva, antigo primeiro-ministro e antigo Presidente da República, com a Medalha de Honra do Concelho, no dia 1 de julho. Tendo como objetivo retribuir a ligação que manteve com Sernancelhe desde 1992, o Município quer registar na sua história o nome de uma personalidade nacional que foi determinante para a construção da Escola Básica, da Escola Profissional, a trasladação de Aquilino Ribeiro para o Panteão Nacional e que inaugurou o Expo Salão, em 2010.

 

A proposta de atribuição da Medalha de Honra do Município de Sernancelhe elenca vários momentos que fundamentam a distinção a Cavaco Silva.

Em 1992, na qualidade de Primeiro-ministro, inauguraria em Sernancelhe a Escola C+S “Padre João Rodrigues”, importante equipamento educativo de indiscutível qualidade para a educação e formação das crianças e jovens.

Ciente da realidade do Concelho de não dispor de ensino secundário oficial, um ano mais tarde autorizaria a abertura da Escola Profissional de Sernancelhe, então com os cursos de Turismo e Construção Civil, que, no espaço de 25 anos, formou centenas de jovens para o mercado de trabalho e muito contribuiu para a fixação destes técnicos no concelho e na região.

Em 2007, já como Presidente da República, assinou o documento de autenticação da cerimónia de trasladação do escritor sernancelhense Aquilino Ribeiro para o Panteão Nacional, momento histórico para o Concelho e para o País.

Ao longo de mais de duas décadas, nas diversas funções que desempenhou, Cavaco Silva colocou sempre Sernancelhe na sua agenda, como sucedeu em 2005 ao apresentar no Concelho a sua candidatura à presidência da república, ato que recordaria anos mais tarde como memorável. Cinco anos depois, já como Presidente da República, regressaria ao Concelho para inaugurar o Expo Salão.

E também quando, reconhecendo a qualidade da castanha, a cultura associada a este fruto e a sua importância económica para o Concelho, atribuiu a Sernancelhe o nome “Capital da Castanha”, que muito contribuiu para o posicionamento deste território no todo nacional.

São pois estes factos históricos que vão ser evocados na cerimónia de 1 de julho. Dia em que será inaugurado o Monumento de Homenagem à Terra da Castanha, em tributo ao povo do Concelho que tem na castanha o mais importante esteio económico e motivo de celebração anual com a Festa da Castanha.

A cerimónia decorrerá depois no Expo Salão, com momentos literários inspirados na obra de Aquilino Ribeiro, a atribuição da Medalha de Honra a Cavaco Silva e discursos do antigo Presidente da Câmara, José Mário Cardoso, e do atual, Carlos Silva Santiago, do Presidente da Assembleia Municipal, José Agostinho Aguiar, e do homenageado, Professor Aníbal Cavaco Silva. A cerimónia ficará concluída com um concerto pelo Conservatório Regional de Música de Ferreirim.

 

 

Paulo Pinto

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub