Hoje, em Soutosa, Moimenta da Beira a apresentação de “O Homem da Nave”

por Rua Direita | 2017.05.27 - 11:27

Pelas 16H00 de hoje, em Soutosa, no Senhor da Aflição (a escassos 500 metros da Fundação Aquilino Ribeiro), a Bertrand Editora em parceria com a Câmara Municipal de Moimenta da Beira irá apresentar a reedição do livroO Homem da Nave“, com o subtítuloSerranos, Caçadores e Fauna Vária“, que viu prelo em 1954.

Hoje, 27 de Maio, 54 anos volvidos após a morte do escritor, todos os aquilinianos mantêm viva a chama da sua devoção ao Homem que nos legou milhares de páginas inolvidáveis no seu vitalismo e um percurso de vida, coerente e coeso em prol da Liberdade.

Teremos o ensejo de ouvir José Eduardo Ferreira, o autarca local, ele próprio um Homem da Nave; Eduardo Boavida, o editor; o prefaciador, Álvaro Domingues, docente da Faculdade de Letras da Universidade do Porto; Henrique Monteiro, escritor e jornalista/director do “Expresso” e Aquilino Machado, professor, neto do escritor.

A obra terá capa do pintor João Hogan (1914-1988) , que primicialmente a ilustrou, de quem deixamos fotografia de um dos seus quadros…

 

Ao ar livre, em plena espaço da Serra da Nave (ou Serra de Leomil), num aprazível dia, com uma tão notável plêiade de oradores, que espera por se juntar a todos quantos cultivam o gosto por Aquilino?

Ao fim será servido um “Terras do Demo” de honra. O ponto de encontro será frente à FAR, em Soutosa, às 15H45.

A serra da Nave, “sala de bailar dos ventos; coreto tenebroso de lobos; chãs surradas onde as lebres estafavam os cães e a comadre raposa vinha impavidamente derriçar o galinhame surripiado aos poleiros…” será hoje o cenário desta efeméride e da homenagem que é sempre a reedição de um novo título do “nosso” autor.

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub