Filomena Pires recomenda e requer na Assembleia Municipal de Viseu

por Rua Direita | 2017.09.16 - 12:39

Assembleia Municipal de Viseu

Recomendação

No âmbito das funções que desempenho nesta Assembleia, fui recentemente abordada por uma munícipe que, enfrentando condicionamentos permanentes na sua mobilidade, me solicitou que aqui interviesse no sentido de:

  1. Solicitar ao Executivo Camarário que pondere a revisão de todos os lugares de estacionamento para pessoas com condicionamentos de mobilidade uma vez que muitos dos assinalados nas ruas de Viseu não são adequados às necessidades sentidas por estas pessoas nem em número suficiente;
  2. Que esta reapreciação seja acompanhada de perto por alguém que seja portador desta limitação;
  3. Que seja instalado nas piscinas municipais um equipamento elevatório que permita a estas pessoas entrar e sair da piscina sem inseguranças nem riscos. Há idosos e portadores de deficiência que se autoexcluem da atividade física naquele meio, nomeadamente atividades integradas no Viseu Sénior, por considerarem que, na ausência deste equipamento, correm riscos que afinal são evitáveis.

    Assembleia Municipal de Viseu

    Requerimento

     

    Recentemente fui chamada pela população para fazer uma visita a Póvoa de Mundão e o que vi na Quinta do Serrado e zonas limítrofes deixou-me estupefacta.

    Toda aquela área, cruzada por várias linhas de água, poços e poças, que esteve coberta de vegetação autóctone como castanheiros, carvalhos, medronheiros e pinheiros, foi arrasada no final do ano de 2016, para dar lugar a uma plantação de cerca de 100 hectares de área contínua de eucaliptos.

    A população local que assistiu e denunciou este condenável crime ambiental, vive desesperada e preocupada com a proximidade dos eucaliptos às suas habitações, reclama medidas e manifesta o seu profundo desagrado por toda esta situação.

    O que pretendo saber é que posição tomou o Município relativamente a tudo isto, sabendo, embora, que a responsabilidade da autorização de plantio coube ao ICNF, mas reconhecendo que a ação fiscalizadora e preventiva sobre este inaceitável processo ocorrido às portas da cidade, cabe inteiramente ao Município?

    Assembleia Municipal de Viseu

    Requerimento

     

    Tendo em conta preocupações legítimas manifestadas por população servida pelo armazenamento de água realizado no Açude da Maeira solicitamos esclarecimento relativo ao que passo a expor:

    1. A Câmara municipal de Viseu licenciou a construção e laboração de uma exploração avícola em Nogueira de Cota, numa área bem próxima do açude de água acima referido;
    2. Tendo em conta o volume dos detritos produzidos por aquela unidade industrial e sabendo que muitas vezes esses detritos se encontram a céu aberto;
    3. Está o Executivo Camarário em condições de garantir que os lixos produzidos e as escorrências da referida exploração avícola não vão parar ao açude e consequentemente pode garantir a qualidade da água proveniente daquele açude?

     

 

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub