Especialista da UC integra missão do Relator Especial da ONU para a Tortura na Sérvia e Kosovo

por Rua Direita | 2017.11.28 - 11:52

Duarte Nuno Vieira, professor catedrático e diretor da Faculdade de Medicina da Universidade de Coimbra (FMUC), integrou mais uma missão do atual Relator Especial das Nações Unidas para a Tortura e outros tratamentos ou punições cruéis, desumanos e degradantes, Nils Melzer, que teve lugar na Sérvia e no Kosovo.

O convite para participar nesta missão partiu do Alto Comissariado de Direitos Humanos das Nações Unidas.

Duarte Nuno Vieira tem acompanhado, desde 2004, as missões internacionais de investigação promovidas pelos sucessivos Relatores Especiais em vários países. Participou, por exemplo, em missões na Nigéria, Paraguai, Indonésia, Moldávia, Grécia, Cazaquistão, Quirguistão, Papua Nova Guiné, Moldávia, Tunísia, Tadjiquistão, Marrocos, Gana e Turquia, entre outros.

A área da investigação de tortura e maus tratos tem constituído um dos domínios preferenciais da intervenção pericial internacional do especialista de medicina forense da UC, que neste mesmo âmbito tem colaborado também em missões do Comité Internacional da Cruz Vermelha, do Conselho Internacional de Reabilitação de Vítimas de Tortura, do Conselho da Europa e da Amnistia Internacional.

 

Legenda foto: Nils Melzer e Duarte Nuno Vieira.

 

Cristina Pinto

AI UC Reitoria

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub