CONCERTO DE NATAL 2017 DIA 21 DE DEZEMBRO ÀS 21H00 EM PEDRÓGÃO GRANDE

por Rua Direita | 2017.12.16 - 13:32

 

 

A Música Coral reúne-se em Pedrógão Grande neste Natal 
 

A música reúne este Natal os alunos dos Agrupamentos de Escolas de Castanheira de Pera, de Figueiró dos Vinhos e de Pedrógão Grande com o Coro do Teatro Nacional de São Carlos num Concerto de Natal. 

 

Dia 21, pelas 21h00, o Pavilhão Gimnodesportivo de Pedrógão Grande recebe a comunidade local dos três concelhos para um espetáculo inédito, que junta músicos profissionais, alunos do 4.º ano e professores de educação musical, unidos pelo poder da música.

Ao longo dos últimos dois meses, os 103 pequenos e grandes artistas que constituem o elenco, criaram um espetáculo composto por canções de repertório tradicional português e clássicos populares, alusivos a esta época, que agora apresentam às populações da região.

A participação do Pólo da Sertã do Conservatório de Música de Coimbra foi essencial na preparação dos alunos e a participação da comunidade escolar da região inclui ainda os alunos da Escola Profissional da Zona do Pinhal que, através das turmas de Restauração e Bar, prepararam a ementa que será servida ao longo do dia aos alunos, cantores, técnicos e equipa técnica envolvida na preparação do espetáculo.

Em estreita colaboração com os três municípios — Castanheira de Pera, Figueiró dos Vinhos e Pedrógão Grande — e com a Unidade de Missão de Valorização do Interior, no que respeita a logística de transportes, material técnico e de apoio, incluindo produção de materiais de identificação e divulgação, a região mobilizou-se no sentido de criar um espetáculo que a representasse.

O Concerto de Natal 2017 é a iniciativa que marca, simbolicamente, o início de um caminho de maior diálogo e proximidade das populações e da comunidade escolar da região com as artes, através de uma estratégia de ação participada, que vem sendo definida e implementada pelas áreas governativas da Cultura e da Educação.

O Concerto de Natal 2017 é assim um projeto que surge como uma proposta de correspondência às expetativas das populações relativamente ao modo como as práticas artísticas podem ser fonte de aprendizagem, de partilha e de prazer, criando boas experiências nas comunidades.

Insere-se o projeto numa ação maior, no sentido de trazer mais ofertas culturais ao território, que o valorizem e qualifiquem em termos de criação e fruição artística, a longo prazo. É uma iniciativa que constitui assim o primeiro passo para a disponibilização do Programa de Educação Estética e Artística nestes concelhos do interior do país, à semelhança do que já acontece em muitos outros, através da Direção Geral da Educação e com a colaboração indispensável de diversos organismos culturais.

O Ministério da Cultura e o Ministério da Educação vêm desenvolvendo um conjunto de ações com o objetivo de contribuírem para uma maior e mais diversificada oferta artística e cultural em contexto escolar em todo o país. Um novo caminho de parcerias e de trabalho conjunto, que reforça objetivos e ações coletivos e de todos os agentes envolvidos: administração central e local, agrupamentos escolares, organismos culturais, professores, alunos, artistas e as comunidades.

O Concerto de Natal 2017 será transmitido por streaming permitindo que todo o país possa acompanhar a iniciativa online e vão existir locais com a transmissão em direto para as comunidades dos três concelhos envolvidos no espetáculo.

O programa deste Concerto de Natal e toda a informação sobre a sua transmissão online podem ser consultados nas páginas eletrónicas de cada uma das três Câmaras Municipais envolvidas ou na página do Teatro Nacional de São Carlos em www.saocarlos.pt.

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub