CDU – Água pública e saneamento básico para todos!

por Rua Direita | 2017.09.26 - 15:07

Sob o lema “Água pública e saneamento básico para todos!”, a candidatura da CDU deslocou-se a algumas freguesias onde a água potável não chegou a todas as casas habitadas e o saneamento básico teima em não responder às necessidades sentidas pelas populações.

Entre muitas situações nomeáveis, destacamos a visita à Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) instalada em Passos de Silgueiros, onde há vários anos a população se queixa de maus cheiros provenientes desta infraestrutura.

Construída em 1998 nas imediações do aglomerado, este equipamento motivou desde logo a indignação e contestação dos moradores pela sua proximidade às habitações. Segundo os moradores, na fase de implementação da ETAR foi feito um baixo assinado dirigido à Câmara Municipal de Viseu, aos Serviços Municipalizados de Água e Saneamento (SMAS) e ao Ministério que tutelava a área do ambiente. Perante a contestação, os responsáveis pela infraestrutura transmitiram à população que após a colocação de uma cortina arbórea a envolver a ETAR os impactos odoríferos seriam muito reduzidos ou nulos, mas tal não aconteceu.

Os maus cheiros propagam-se por uma distância considerável, intensificando-se sobretudo ao anoitecer e no período noturno com a formação de neblina. Estes odores insuportáveis deterioram a qualidade de vida da população que está impedida de proceder a tarefas mais básicas como abrir as janelas ou estender a roupa no varal. Há pragas de mosquitos e melgas, sobretudo no verão, tendo ocorrido mesmo casos de recurso a serviços médicos para tratar infeções derivadas de picadas daqueles insetos.

Para a população, a solução para os odores desagradáveis passará pela deslocalização desta Estação de Tratamento de Águas Residuais para jusante da atual localização, numa área afastada do aglomerado de forma a não comprometer a sua qualidade de vida.

Estas queixas, chegadas à eleita da CDU na Assembleia Municipal de Viseu, motivaram da sua parte a apresentação de um requerimento exigindo da Câmara Municipal de Viseu a resposta adequada, o questionamento do Ministério do Ambiente através do Partido Ecologista Os Verdes, a intervenção de cidadãos residentes na localidade em sede de Assembleia Municipal.

Do executivo camarário, estes munícipes, apenas obtiveram promessas de resolução para o problema sem data de concretização, numa atitude a que nos habituou o atual candidato do PSD.

A propaganda laranja fala numa rede de saneamento básico que cobre quase 100% das necessidades do concelho, mas a realidade é bem diferente do laudatório divulgado: há munícipes que esperam pela ligação à rede de distribuição de água há mais de seis anos, há freguesias com ruas inteiras sem acesso ao saneamento básico, há fossas a céu aberto.

À população que nos recebeu apelando a que a CDU dê continuidade à luta que vem desenvolvendo, ficou a garantia de que na Câmara Municipal, a eleita da CDU, lutará para que a resolução deste problema se concretize.

 

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub