BE questiona Governo sobre solicitação de tarefas aos/as enfermeiros/as no ACES Dão-Lafões

por Rua Direita | 2018.01.25 - 16:56

 

O Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) do Dão – Lafões é constituído pelos Centros de Saúde Aguiar da Beira, Carregal do Sal, Castro Daire, Mangualde, Nelas, Oliveira de Frades, Penalva do Castelo, Santa Comba Dão, São Pedro do Sul, Sátão, Tondela, Vila Nova de Paiva, Viseu 1, Viseu 2, Viseu 3 e Vouzela.

O Bloco de Esquerda tomou conhecimento de que na Unidade de Cuidados de Saúde Personalizados (UCSP) de Campo/Caramulo, em Tondela, estará a solicitar aos profissionais de enfermagem o exercício de tarefas que claramente extravasam as suas funções, como seja a limpeza de instalações. O Bloco de Esquerda pretende confirmar a veracidade destas informações bem como aferir quantos assistentes operacionais exercem funções nesta UCSP bem como no ACES Dão – Lafões.

Atendendo ao exposto, e ao abrigo das disposições constitucionais e regimentais aplicáveis, o Grupo Parlamentar do Bloco de Esquerda vem por este meio dirigir ao Governo, através do Ministério da Saúde, as seguintes perguntas:

1. O ACES Dão Lafões, designadamente a UCSP de Campo/Caramulo, em Tondela solicitou aos profissionais de enfermagem o desempenho de funções referentes aos assistentes operacionais?

2. Quantos/as enfermeiros/as exercem funções no ACES Dão – Lafões? Qual a sua situação contratual? Atendendo aos serviços prestados, quantos/as enfermeiros/as deveriam exercer funções neste ACES?

3. Quantos/as assistentes operacionais exercem funções no ACES Dão – Lafões? Qual a sua situação contratual?

Atendendo aos serviços prestados, quantos/as assistentes operacionais deveriam exercer funções neste ACES?

Moisés Ferreira
Jorge Falcato

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub