BE QUESTIONA CM DE TONDELA SOBRE FALTA DE SANEAMENTO E ÁGUA POTÁVEL NA ALDEIA DO PENEDO, CONCELHO DE TONDELA

por Rua Direita | 2018.02.02 - 10:25

ALDEIA DE PENEDO, NA FREGUESIA DA LAJEOSA DO DÃO SEM ESGOTOS NEM ÁGUA POTÁVEL CANALIZADA

Após uma visita à aldeia de Penedo, na freguesia da Lajeosa do Dão, pudemos constatar que esta povoação se encontra sem esgotos e a água canalizada é olhada com suspeição de não ser potável.

O Penedo foi uma das aldeias mais afectadas do concelho de Tondela nos incêndios do passado Outubro, agravando a situação e deixando esta aldeia e os seus habitantes sem qualquer tipo de defesa. 

Pelo que podemos constatar a água canalizada encontra-se num depósito sem condições de salubridade, e segundo os moradores não se encontra em condições para ser bebida, recorrendo estes à compra de água engarrafada, visto não confiarem na água dos poços e furos depois dos incêndios.

Os afluentes domésticos vão para fossas particulares que têm de ser despejadas quando enchem, sendo este serviço pago, apesar das obras de criação de uma rede de esgotos já estarem começadas.

Perante a situação relatada, ao abrigo da lei, o Bloco de Esquerda pede resposta ao seguinte:

– Tem a CM feito análises regulares à agua do deposito que serve esta população? Se sim, pedimos que anexem os resultados obtidos, se não, têm previsto alguma operação de análise das águas?

– Estando a rede de saneamento praticamente concluída no local, prevê a CM colocara funcionar este serviço? Qual o impedimento actual para que este saneamento não esteja ligado a uma ETAR ou a um deposito temporário?

– Quantas e quais as povoações do concelho que não estão servidas pela rede de saneamento municipal?

 

A Comissão Coordenadora Distrital de Viseu do Bloco de Esquerda

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub