AVISO À POPULAÇÃO – Probabilidade de ocorrência de inundações nas bacias do Tejo e no Concelho de Coimbra

por Rua Direita | 2018.03.10 - 21:50

 

 

 

1. SITUAÇÃO

Considerando a situação meteorológica em curso, a Autoridade Nacional de Proteção Civil, através dos seus Comandos Distritais e em estreita articulação com a Agência Portuguesa do Ambiente e agentes do Sistema de Proteção Civil, reforçou o acompanhamento operacional das bacias hidrográficas que historicamente poderão registar situações de cheia.

Especial atenção está a ser dedicada às bacias do Tejo, Vouga (Águeda) e Douro (Tâmega), assim como todas as dos restantes afluentes a norte do Tejo.

Assim, como medida preventiva e de antecipação operacional, foram acionados pelas autoridades competentes o Plano Especial de Emergência para Cheias na Bacia do Tejo (Santarém) e o Plano Especial de Emergência para Cheias e Inundações no Concelho de Coimbra.

2. MEDIDAS PREVENTIVAS

Reforça-se as medidas que deverão ser observadas pelos cidadãos nas zonas potencialmente afetadas, designadamente:

·         Retirar das zonas confinantes, normalmente inundáveis, equipamentos agrícolas, industriais, viaturas e outros bens;

·         Colocar os animais em locais seguros, retirando os rebanhos que se encontram nas zonas que serão provavelmente inundáveis;

·         Não atravessar com viaturas ou a pé estradas ou zonas alagadas;

·         Manter-se informado, através dos Órgãos de Comunicação Social ou dos Agentes de Proteção Civil, cumprindo as ações necessárias para a sua proteção, da família e dos seus bens.

 

A ANPC mantém uma monitorização ativa da presente situação.

(Foto DR)

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub