Alzheimer Portugal lança campanha para uma mudança social

por Rua Direita | 2018.07.31 - 11:29

 

 

A campanha “Amigos na Demência” é uma iniciativa integrada no movimento global “Dementia Friends”, implementado em 17 países em todo o mundo.

O principal objetivo desta campanha consiste em aumentar a compreensão sobre a Demência no nosso país e convidar todos os cidadãos a comprometerem-se ativamente na melhoria do dia a dia das pessoas com demência.

Esta iniciativa visa combater o desconhecimento e o estigma associados à demência, assim como aumentar o nível de consciencialização sobre o tema em Portugal. Pretende também ajudar os cidadãos a compreenderem como é que a demência afeta as pessoas, contribuir para alterar comportamentos e tornar a sociedade mais amiga das pessoas com demência.

Qualquer pessoa, de qualquer idade, pode ser Amigo na Demência.

O que é um Amigo na Demência?

Ser Amigo é aprender um pouco mais sobre a demência e, depois, transformar essa aprendizagem em ação.

Não implica necessariamente oferecer o seu tempo numa base regular ou acompanhar uma pessoa com demência em particular. O que se pretende é que o Amigo se recorde e ponha em prática o que aprendeu, sempre que lidar ou conviver com uma pessoa com demência.

 

Como é que os cidadãos se podem tornar Amigos na Demência?

Para ser Amigo na Demência, basta seguir 4 passos:

Aceder a www.amigosnademencia.org
Registar-se.
Visionar o vídeo para aprender um pouco mais sobre a demência.
Comprometer-se com uma ação, preenchendo o formulário de compromisso.
Estas ações podem ser tão simples como não usar as expressões “demente” ou “demenciado” quando nos referimos a uma pessoa com demência, consciencializar os nossos familiares e amigos sobre os desafios que as pessoas com demência enfrentam, ou incentivá-los a tornarem-se amigos na demência. Qualquer ação, pequena ou grande, pode fazer a diferença no dia a dia das pessoas com demência.

O que é a Demência?

A palavra demência é utilizada para descrever um grupo alargado de sintomas, que podem incluir a perda de memória, dificuldades de raciocínio de resolução de problemas, assim como alterações da linguagem, do humor ou do comportamento Existem mais de 100 tipos de demência. Além da Doença de Alzheimer, as mais comuns são a Demência Vascular, a Demência de Corpos de Lewy e a Demência Frontotemporal.

Apesar de afetar sobretudo as pessoas mais velhas, a demência não faz parte do envelhecimento normal e é causada por alterações do cérebro. Como qualquer órgão do nosso corpo, o cérebro também pode ser afetado por doenças. Quanto aos principais sintomas, é importante saber que a demência não se resume à perda de memória e que qualquer parte do cérebro pode ser afetada pela demência.

Amigos na Demência é uma iniciativa da Alzheimer Portugal

 

A campanha “Amigos na Demência” assume-se como uma iniciativa positiva e inclusiva, que pretende demonstrar que é possível viver melhor com demência e que a pessoa é muito mais do que a demência.

Com esta campanha, a Associação pretende também dar resposta aos mais recentes apelos internacionais para que se desenvolvam iniciativas que contribuam para Sociedades Amigas das Pessoas com Demência. O “Plano de Ação Global de Resposta da Saúde Pública à Demência 2017-2025” da Organização Mundial da Saúde contém sete linhas de ação, sendo que a segunda linha trata da consciencialização sobre a demência e “friendliness”. No que respeita ao enquadramento europeu, sublinham-se os resultados do “European Dementia Monitor 2017” da Alzheimer Europe, em que Portugal apresenta pontuação zero quanto à inclusão e às iniciativas amigas das pessoas com demência, pelo facto de não ter implementado qualquer ação desta natureza até à data.

 

Esta campanha conta com o Alto Patrocínio do Presidente da República e o apoio de um conjunto alargado de parceiros de referência.  

A Alzheimer Portugal é a única organização de âmbito nacional, especificamente constituída com o objetivo de promover a qualidade de vida das pessoas com Demência e dos seus familiares e cuidadores, tendo como visão uma sociedade que integre as Pessoas com Demência e reconheça os seus Direitos. A Alzheimer Portugal celebra em 2018 o seu 30ª Aniversário. Pode consultar o site da associação em www.alzheimerportugal.org.

 

 

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub