Alzheimer Portugal desafia os portugueses a partilhar as memórias que gostariam de guardar para sempre

por Rua Direita | 2017.09.02 - 11:47

 

O primeiro vídeo é da autoria do Sr. Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa.

Várias figuras públicas aderiram à campanha e partilham em vídeo a memória que gostariam de guardar.

Existem mais de 180 mil pessoas com demência em Portugal.

 

A Alzheimer Portugal assinala o Mês Mundial da Doença de Alzheimer com uma campanha que pretende despertar a atenção da população portuguesa para a problemática das demências.

A associação convida todos os portugueses a gravar um vídeo em que partilhem uma memória.

O desafio é gravar um vídeo que comece com a frase “A memória que eu gostaria de guardar…” e partilhá-lo nas redes sociais usando as hashtags #memoriasparaguardar e #passeiodamemoria e desafiando 3 amigos para fazer o mesmo.

O primeiro vídeo da campanha é da autoria do Exmo. Sr. Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, que partilha a sua melhor memória e reitera a importância de apoiar a luta da Alzheimer Portugal por “uma causa maior para a sociedade portuguesa, uma causa maior para tantas portuguesas e tantos portugueses concretos, na sua vida no dia-a-dia”, refere o Presidente da República no vídeo.

Várias figuras públicas aderiram também ao convite da Alzheimer Portugal e irão partilhar a sua memória mais importante. Desde atores, como Ana Zanatti, Carla Andrino, Luís Esparteiro e Pedro Granger, a apresentadores de televisão, como Fátima Lopes, Isabel Angelino, Júlio Isidro, Rita Ferro Rodrigues e Serenella Andrade, assim como a estilista Katty Xiomara e o poeta Pedro Mexia. Também diversos jornalistas já aderiram a esta campanha: Ana Carilho, João Moleira, José Manuel Fernandes, Lurdes Baeta, Miriam Gonçalves, Renato Duarte, Rita Rodrigues e Susana Pinto foram os primeiros a abraçar a iniciativa.

Na área da música, a campanha conta para já com a participação de António Pinto Basto, Augusto Ramos, Fingertips, Héber Marques, João Braga, José da Câmara, Simone de Oliveira, Teresa Tapadas e Toy.

Da rádio, nesta fase inicial a Alzheimer Portugal conta com 3 animadores da Rádio Renascença: Carla Rocha, Paulino Coelho e Sónia Santos, para além de vários jornalistas.

De salientar ainda a participação de diversos deputados que não hesitaram em aceitar o desafio da Alzheimer Portugal: Carlos Alberto Gonçalves, Hugo Lopes Soares, João Pinho Almeida, João Rebelo, José Manuel Rodrigues e Marisa Matias.

Mais, diversos bloggers já aderiram à campanha e prometem ajudar a Alzheimer Portugal a dar voz ao problema das demências no país: Aos Pares; Às 9 no meu blog; Cocó na Fralda; Maria das Palavras; O Melhor Pai do Mundo; e Para lerem quando crescerem, foram os primeiros a aceitar o desafio.

Ao longo do mês de Setembro, a Alzheimer Portugal irá partilhar na sua página no Facebook e no seu canal no Youtube os diversos vídeos, apelando a todos os portugueses que também gravem o seu próprio vídeo e o partilhem nas redes sociais.

Com este movimento a Associação Alzheimer Portugal, que assinala o seu 30º Aniversário no próximo ano, pretende reforçar a importância das demências serem consideradas uma prioridade de saúde pública e de ser criado um Plano Nacional para as Demências que contemple um percurso de cuidados adequado, assim como apoios aos cuidadores destes doentes.

A campanha “Memórias para Guardar” pretende também mobilizar os portugueses para a caminhada solidária da Alzheimer Portugal que se realiza anualmente em Setembro: o Passeio da Memória.

 

Passeio da Memória

O Passeio da Memória é o grande evento anual da Alzheimer Portugal, que assinala o Dia Mundial da Doença de Alzheimer. Consiste numa caminhada solidária, revertendo os fundos das inscrições na íntegra para a Alzheimer Portugal. Tem como objetivos informar e consciencializar para a importância de reduzir o risco de desenvolver demência, para os sinais de alerta da Doença de Alzheimer e, sobretudo, para a importância do diagnóstico atempado.

 

 

16 de Setembro de 2017

17 de Setembro de 2017

 

21 de Setembro de 2017

24 de Setembro de 2017

 

 

Concerto Solidário: 21 de Setembro  |  Fórum Lisboa

Dia 21 de Setembro, Dia Mundial da Doença de Alzheimer, pelas 21h, terá lugar no Fórum Lisboa (Antigo Cinema Roma), um Concerto Solidário, em que todos os fundos revertem para a Alzheimer Portugal.

Alexandra, André Gomes, António Pinto Basto, Augusto Ramos, David Antunes & Midnigth Band, João Braga, José Cid, José da Câmara, Maria Armanda, Sofia Ferreira, Teresa Siqueira, Teresa Tapada e Toy são os 13 músicos que tornam possível a realização deste Concerto.

Os bilhetes encontram-se à venda no site da Alzheimer Portugal e nas lojas FNAC Colombo, Vasco da Gama, Amoreiras, Chiado, Cascais, Alfragide, Oeiras e Saldanha.

 

 

ALZHEIMER PORTUGAL

A ALZHEIMER PORTUGAL é uma IPSS fundada em 1988.

É a única organização em Portugal, de âmbito nacional, especificamente constituída com o objectivo de promover a qualidade de vida das pessoas com doença de Alzheimer e dos seus familiares e cuidadores.

Como membro da Alzheimer Europe, a ALZHEIMER PORTUGAL participa activamente no movimento mundial e europeu sobre as demências, procurando reunir e divulgar os conhecimentos mais recentes sobre a doença de Alzheimer, promovendo o seu estudo, a investigação das suas causas, efeitos, e tratamento.

Presentemente, a Alzheimer Portugal conta com cerca de 10 000 associados. Pode consultar o site da associação através do endereço www.alzheimerportugal.org.

 

A DOENÇA DE ALZHEIMER

A Doença de Alzheimer, de causa ainda desconhecida, provoca a neurodegeneração e o consequente agravamento, progressivo e irreversível, das funções cerebrais culminando na total perda de autonomia. Os sintomas iniciais da Doença de Alzheimer incluem perda de memória, desorientação espacial e temporal, confusão e problemas de raciocínio e pensamento, provocando alterações no comportamento, na personalidade e na capacidade funcional da pessoa, dificultando a realização das suas actividades de vida diária.

A Organização Mundial de Saúde estima que em todo o mundo existam 47.5 milhões de pessoas com demência, número que pode atingir os 75.6 milhões em 2030 e quase triplicar em 2050 para os 135.5 milhões. A doença de Alzheimer assume, neste âmbito, um lugar de destaque, representando cerca de 60 a 70% de todos os casos de demência (World Health Organization [WHO], 2015).

Em Portugal, não existindo até à data um estudo epidemiológico que retrate a real situação do problema, apenas se podem ter como referência os dados da Alzheimer Europe que apontam para cerca de 182 mil pessoas com demência (Alzheimer Europe, 2014).

 

Para mais informações, contacte:

Gabinete de Relações Públicas da Alzheimer Portugal

Sede da Alzheimer Portugal, Av. de Ceuta norte, Lote 15, Piso 3

Quinta do Loureiro, 1300 – 125 Lisboa

Tatiana Nunes | Tlm: 91 441 41 72 | tatiana.nunes@alzheimerportugal.org

Tel.: 213 610 460/7 | Fax.: 213 610 469

www.alzheimerportugal.org

 

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub