Abertura Solene das Aulas na Universidade de Coimbra e receção aos “caloiros”

por Rua Direita | 2017.09.19 - 08:48

 

 

Quarta-feira, 20 de setembro, vai ser um dia especial para toda a comunidade académica da Universidade de Coimbra (UC). De manhã, realiza-se a tradicional cerimónia de Abertura Solene das Aulas e, à tarde, a receção aos novos estudantes, que este ano acontece no Jardim Botânico (JBUC).

A Abertura Solene das Aulas, cerimónia de grande simbolismo académico que assinala o arranque oficial do ano letivo 2017/2018, tem lugar, como habitualmente, na Sala dos Capelos (Sala Grande dos Atos), às 10h30m.

A cerimónia inicia-se com o discurso do Reitor, João Gabriel Silva, seguindo-se a intervenção do Presidente da Direção-Geral da Associação Académica de Coimbra (AAC), Alexandre Amado, e a Oração de Sapiência, proferida por João Sousa Andrade, Professor Catedrático da Faculdade de Economia (FEUC).

À tarde, pelas 17 horas, no Jardim Botânico, a iniciativa UC.Plantas vai marcar a cerimónia de receção aos novos estudantes da UC.

Com o lema “Saber plantar o futuro”, os “caloiros” vão poder adotar e cuidar de uma planta durante o ano letivo que agora se inicia.

O objetivo, afirma António Gouveia, Diretor do JBUC, «é promover a criação de fortes laços de inclusão dos novos estudantes com os seus colegas, através de uma maior consciência e responsabilidade ambiental».

Assim, vão ser distribuídas oito espécies de plantas da flora portuguesa – Carrasco, Carvalho negral, Medronheiro, Pilriteiro, Pinheiro manso, Sobreiro, Tramazeira e Zêlha – representando as Faculdades da UC. Cada planta é fornecida com um guia que funciona como passaporte de identificação e descodificação botânica da espécie.

O projeto UC.Plantas conta com a colaboração do Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas (ICNF) e da Associação Académica de Coimbra (AAC) e respetivos Núcleos de Estudantes da UC.

Declarações do diretor do Jardim Botânico da UC, António Gouveia:  aqui.

 

 

Cristina Pinto

AI UC Reitoria

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub