Abertas Candidaturas ao Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego – SI2E

por Rua Direita | 2017.09.20 - 14:50

 

 

Encontram-se já publicados, no Balcão 2020, no Site do NORTE2020 e no site da CIMDOURO, os avisos de abertura de candidaturas ao Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego – SI2E.

O SI2E – Sistema de Incentivos ao Empreendedorismo e ao Emprego foi lançado no contexto dos apoios do Portugal 2020 com o principal objetivo de promover o empreendedorismo e a criação de emprego. Na NUT III Douro é implementado com verbas do NORTE 2020, através do FEDER e do FSE, e gerido pela Comunidade Intermunicipal do Douro (CIMDOURO) e pelos Grupos de Ação Local.

Assente numa lógica de estimular pequenos negócios em territórios de baixa densidade ou em territórios com elevado índice de desemprego, o SI2E prevê a aplicação de fundos da União Europeia (FEDER e/ou FSE) para a criação de micro e pequenas empresas ou a expansão ou modernização de micro e pequenas empresas, envolvendo projetos de investimento e a criação líquida de postos de trabalho, em qualquer das modalidades de apoio.

O incentivo a fundo perdido (FEDER) varia entre 40% a 60% do investimento elegível, fazendo parte das despesas elegíveis, os seguintes investimentos: aquisição de máquinas e equipamentos; aquisição de equipamentos informáticos e software; criação e registo de novas marcas ou coleções; estudos, diagnósticos, auditorias, planos de marketing, projetos de arquitetura e de engenharia; obras de remodelação ou adaptação; e participação em feiras e exposição no estrangeiro.

Adicionalmente, por cada posto de trabalho criado é concedido um apoio FSE até 18 meses, com o valor limite mensal de 421,32 euros (IAS).

Oportunamente serão realizadas Sessões de Divulgação, abertas ao público e organizadas em conjunto pela CIMDOURO e Grupos de Ação Local.

 

Rui Bondoso

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub