Viseu visto do hemisfério sul

É na grande epopeia portuguesa "Os Lusíadas" que Luís de Camões canta os grandes feitos da Nação. Muitos séculos após tal odisseia, por mares ainda pouco navegados, no outro lado do mundo, escrevo estas linhas.

  • 11:05 | Quinta-feira, 01 de Fevereiro de 2018
  • Ler em 2 minutos
“Que da ocidental praia lusitana,
Por mares nunca de antes navegados,
passaram ainda além da Taprobana”

É na grande epopeia portuguesa “Os Lusíadas” que Luís de Camões canta os grandes feitos da Nação. Muitos séculos após tal odisseia, por mares ainda pouco navegados, no outro lado do mundo, escrevo estas linhas. O leitor, possivelmente, não imagina, a quantidade de Portugueses que se encontram por estas ilhas e territórios, pequenos e pacíficos paraísos em pleno Pacífico. Destes últimos anos, fica-me a ideia que será possível encontrar um português em qualquer canto do mundo, em qualquer aeroporto, estamos em todo o lado. O principal sentimento que nos une é o orgulho em sermos portugueses.

Estar longe, ao invés de afastar, parece reforçar os laços afectivos que nos ligam às nossas origens e aos nossos (sejam eles familiares, amigos, conterrâneos).  É com mais empenho que se procuram notícias da nossa terra, com mais afecto que abraçamos os nossos, com mais gosto que apreciamos petiscos, vinhos, café e a conversa na língua de Camões. Portanto, é de longe, mas com Viseu no coração que envio o resumo dessa leitura.

E sobre Viseu o que há para dizer? Calma, que a prosa se não esgotará nesta crónica. Com o distanciamento de quem está longe, sempre fiel aos princípios de quem exige mais e melhor aos detentores de cargos públicos, tentarei deixar aqui a minha opinião, de forma regular, sobre a actualidade local.


Sobre Vissaium, dito assim fica mais fino, parecendo que nada muda, muito há a dizer. O marasmo económico, o recuo populacional, as tragédias evitáveis,  o envelhecimento, o baixo poder de compra, a incapacidade em reformar o IP3, a política municipal que se esgota em eventos, são o reflexo da ausência de poder e figuras políticas relevantes no âmbito local.

Estamos a meio do “Plano a dez anos para Viseu” de Almeida Henriques e até ao momento não há um feito para mais tarde recordar. É crível que esse plano existia apenas na cabeça do autor, afinal de contas nunca foi tornado público. Muito provavelmente, tendo em conta o historial do autarca, o melhor mesmo é não haver obra ou corremos o risco de as pagar com juros elevados.

É impossível terminar, por agora, sem acrescentar duas palavras sobre o PS.

A última eleição concelhia é um caso de justiça poética: Ginestal criou um “monstro”, este desenvolveu vontade e apetites próprios. Para derrotar tal “criatura” é enviado um idiota útil que, por mera coincidência, é irmão do criador. Ambos, idiota e criador, acabam derrotados. Estão prometidos novos capítulos, por cá ficarei atento.
Pedro Baila Antunes é um caso excepcional entre socialistas, sendo merecedor do mais sincero elogio. Imagine o leitor o que é fazer um trabalho sério, mostrar vontade, inteligência, competência e modéstia, quando se está rodeado por imbecis que tentam resolver a vida na política ou, no mínimo, apresentar a “toilette” certa e o melhor porte na fotografia do jornal.

Resumindo: Vista daqui à distância a política local continua digna tanto do anedotário nacional como da indiferença dos Viseenses.

Até breve.

Gosto do artigo
Publicado por
Publicado em Opinião