Viseu é de 1ª água e a água de Viseu é de 1ª. Ou não?

por PN | 2018.08.12 - 13:37

 

 

Eis a questão… Desde ontem, dia 11, que a água da rede de Viseu de consumo doméstico sai com uma estranha cor amarelada. Pelo menos na zona da Quinta do Bosque.

 

Provavelmente nada de grave daí advirá, porém….

Segundo a Deco e cita-se:

Se a água tem uma cor amarela ou castanha, a causa são sedimentos em suspensão. Não deve bebê-la. Participe a anomalia ao distribuidor. Já a água esbranquiçada é frequente após intervenções na rede, devido ao excesso de ar dissolvido, mas não é um risco para a saúde. Desaparece quando se agita a água.

Sedimentos em suspensão, mas o que é isto?

A turvação duma água deve-se à presença de partículas coloidais e/ou em suspensão, finamente divididas, tais como argilas, limo, areias, matérias orgânicas e inorgânicas, plâncton e outros

organismos microscópicos, que obstruem a transmissão da luz

através da água mas a turvação não é uma medida direta da matéria em suspensão. Como os microrganismos (bactérias, vírus e protozoários) se encontram, geralmente, aderidos a estas partículas, a remoção da turvação pode reduzir significativamente a

contaminação microbiológica da água.

A presença de turvação na água de consumo humano pode ter origem num tratamento inadequado, na ressuspensão de sedimentos, no desprendimento de biofilmes, na entrada de matéria exterior em situação de intervenções (p. ex. roturas), ou na degradação dos materiais do sistema de distribuição.

A turvação revela-se um indicador muito útil na monitorização operacional da água bruta, do tratamento, da desinfeção e dos sistemas de distribuição.

in https://www.apda.pt/site/ficheiros_eventos/201212041548-ft_qi_09_turvacao_23102012.pdf

Seja o que for, se pagamos água de 1ª e se ela vem amarelada, ou é mais um truque de marketing do inefável Sobrado, o dono-disto-tudo, ou então, o SMAS que se explique e a autoridade pública para a Saúde que saia do gabinete e investigue… afinal também é para isso que existe e é paga…