Um Futuro Mais Esperançoso

  No passado dia 5 de Dezembro, ainda sob os auspícios de Santa Barbara e dos tradicionais festejos de dia 4, foram comemorados os cem anos da exploração de rádio e urânio na Urgeiriça. Cem anos de trabalho árduo de muitos mineiros, de muita gente, que com o seu labor ergueram riqueza, cultura e desenvolvimento. Um […]

  • 20:20 | Terça-feira, 15 de Dezembro de 2015
  • Ler em 2 minutos

 

No passado dia 5 de Dezembro, ainda sob os auspícios de Santa Barbara e dos tradicionais festejos de dia 4, foram comemorados os cem anos da exploração de rádio e urânio na Urgeiriça. Cem anos de trabalho árduo de muitos mineiros, de muita gente, que com o seu labor ergueram riqueza, cultura e desenvolvimento. Um programa que se centrou também nos trabalhos feitos nos últimos quinze anos com vista à requalificação ambiental, arquitectónica e cultural de todo o complexo mineiro localizado na freguesia de Canas de Senhorim, que estas mulheres e homens nos legaram.

A Urgeiriça foi a mais importante mina europeia de urânio, trouxe progresso, cultura e colocou Portugal e a Região Centro na rota duma intensa actividade política, especialmente durante a II Grande Guerra e a Guerra Fria.


Ao longo dos últimos anos coube à Empresa de Desenvolvimento Mineiro, herdeira da ENU e da CPR, o desenvolvimento de um conjunto de trabalhos para reabilitar ambientalmente todo o espaço que, após totalmente concluídos, se estimam que atinjam mais de quarenta e quatro milhões de euros de investimento e que servirão igualmente para fazer a catarse que a Urgeiriça precisa relativamente ao perigo a que normalmente lhe é associada.

Na efeméride destacaram-se a assinatura de um conjunto de protocolos entre a EDM e a CM de Nelas (tendo a JF intervindo em um deles) para cedência em regime de comodato de um conjunto de infra-estruturas já reabilitadas para que estas possam ser postas à disposição de todos os que queriam delas usufruir. Papel de relevo tem a nova área ajardinada de mais de 4 ha, com circuitos de manutenção, campo polivalente e um campo sintético de ténis e, ainda, a área da Barragem de Valinhos também como área de lazer bem aprazível, bem junto à EN234, e que em breve poderão ser visitadas e usufruídas por todos em total segurança.

Para um futuro que esperamos breve, ficará um Consorcio envolvendo EDM, CMN, JF de Canas de Senhorim, Universidades, instituições e associações locais para promover um Centro de Rádio-Natura que potencie todo o couto mineiro e que tire partido das condições únicas existentes para investigar nesta área do saber e de todo o património valioso aqui erigido e que devolverá à Urgeiriça um lugar de destaque no panorama nacional. À medida que os últimos investimentos, que se irão iniciar já em Janeiro, a valorizarem ainda mais com a reabilitação de mais alguns edifícios e espaços e com a transformação da antiga Oficina de Tratamento Químico num museu que servirá de charneira a uma área de excepção, atractiva para uso de todos, um exemplo vivo a nível europeu do que pode ser feito nesta área e para ajudar perpetuar no tempo o esforço de tantos.

 

 

 

Gosto do artigo
Publicado por
Publicado em Opinião