Quanto custa comunicar?

  Custa o que é possível investir. Ou uma percentagem sobre as vendas. Ou o mesmo que a concorrência. Ou o suficiente para atingir objectivos pré-definidos. Ou o mesmo que no ano anterior, com as actualizações necessárias.   Confusos? Não vale a pena. Esta é uma das perguntas de mais difícil resposta no universo do […]

  • 15:30 | Segunda-feira, 19 de Fevereiro de 2018
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Custa o que é possível investir. Ou uma percentagem sobre as vendas. Ou o mesmo que a concorrência. Ou o suficiente para atingir objectivos pré-definidos. Ou o mesmo que no ano anterior, com as actualizações necessárias.

 


Confusos? Não vale a pena.

Esta é uma das perguntas de mais difícil resposta no universo do marketing e comunicação: quanto devo investir em Comunicação este ano? Mais uma vez cada caso é um caso e qualquer das metodologias seguidas para determinar um orçamento de Comunicação tem prós e contras.

A verdade é que um profissional sério lhe proporá soluções que visam optimizar o seu orçamento seja ele pequeno ou grande; cada cêntimo investido em Comunicação deve gerar retorno e antes dessa conversão está o processo que a ele conduz: provocar atenção, despertar interesse, criar o desejo e gerar acção.

Tudo isto é o trabalho diário dos profissionais de marketing e comunicação. E em se tratando de comportamentos humanos não há receitas pré-fabricadas ou milagres anunciados.

Estão disponíveis hoje um sem número de tecnologias e metodologias que permitem acrescentar rigor científico ao trabalho do marketing e da comunicação, alguns tão sofisticados como o eye tracking – que recolhe informação sobre a forma como olhamos para um website, uma prateleira de supermercado ou uma publicidade impressa – outros tão discretos como a assessoria mediática – que permite colocar determinada pessoa como especialista convidado a opinar em horário nobre de uma televisão…

Mas, e voltando à vaca fria, afinal quanto é que isto tudo custa?

Deixem-me colocar a questão de outra forma: Quanto custam as suas matérias-primas? Quando pesa a folha de salários da sua empresa? Quanto gasta em distribuição? O que foi preciso para chegar ao preço dos seus produtos e serviços?

Se não lhe ocorre manter actividade sem os necessários investimentos em Produto, Preço e Placement (distribuição), como seria possível crescer sem o investimento correcto no último P, o de Promotion (Comunicação)?

Para obter a resposta à sua pergunta só tem de procurar a melhor agência. A que tem uma carteira de clientes de reconhecido prestígio e provas dadas.

Ou dito de outra forma: quanto custa um carro?

Depende do que pretende e do que pode pagar.

É simples.

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