OLHAR AUTÁRQUICO

    Este último mandato do Presidente Francisco Lopes e da Coligação PSD e CDS-PP no Município de Lamego tem sido marcado por uma total ausência de ideias e estratégia para a cidade. Depois de algumas obras de regime, megalómanas e que deram o fiasco que todos sabemos; depois da manutenção das taxas e impostos […]

  • 10:48 | Segunda-feira, 12 de Setembro de 2016
  • Ler em < 1

 

 

Este último mandato do Presidente Francisco Lopes e da Coligação PSD e CDS-PP no Município de Lamego tem sido marcado por uma total ausência de ideias e estratégia para a cidade.


Depois de algumas obras de regime, megalómanas e que deram o fiasco que todos sabemos; depois da manutenção das taxas e impostos municipais nos escalões máximos; depois das sarilhadas com as empresas Lamego Convida e Renova; depois do excessivo endividamento dos cofres do município; depois do abandono das freguesias rurais, os lamecenses aguardam por um outro rumo.

Lamego tem tudo para continuar a ser uma cidade atraente para quem cá vive. Existam políticas sustentáveis que melhorem e tornem agradável a vida citadina.

Na verdade, a gestão da cidade tem de mudar. É preciso melhorar a saúde financeira da Câmara Municipal; fazer obra de requalificação do edificado que já existe, que melhore o espaço público; dinamizar a economia local de modo a criar emprego e fomentar as respostas sociais. Deste modo, Lamego pode tornar-se uma cidade cada vez mais atrativa e agradável para quem nela vive, trabalha, estuda e a visita.

É necessário envolver de forma substantiva na discussão do desenvolvimento de Lamego os parceiros sociais, económicos e culturais. Uma nova gestão do Município exige o potenciar de um partilha e de uma coresponsabilidade na delimitação de uma estratégia global para o Concelho. Por isso, é importante sensibilizar os lamecenses, apresentar-lhes outras ideias e propostas, nomeadamente aquelas que se prendem com a aposta no emprego e a valorização dos elementos que constituem a nossa identidade local e regional.

Os lamecenses merecem outro rumo e outros protagonistas, só têm de interiorizar a importância de lhes dar uma oportunidade.

Gosto do artigo
Publicado por
Publicado em Opinião