O Perigo é de COLAPSO TOTAL da DIGNIDADE INSTITUCIONAL do ESTADO PORTUGUÊS

Os jornais afirmam que no GES, Grupo Espírito Santo, os responsáveis máximos esqueceram-se de declarar milhões de euros ao fisco (a isso chama-se evasão fiscal), tinham operações com contabilidades paralelas (isso é crime), buracos monumentais (isso é mascarar e manipular contas, ou seja, é crime), fizeram aumentos de capital cheios de suspeitas (precisa de ser […]

  • 12:35 | Sábado, 21 de Junho de 2014
  • Ler em < 1

Os jornais afirmam que no GES, Grupo Espírito Santo, os responsáveis máximos esqueceram-se de declarar milhões de euros ao fisco (a isso chama-se evasão fiscal), tinham operações com contabilidades paralelas (isso é crime), buracos monumentais (isso é mascarar e manipular contas, ou seja, é crime), fizeram aumentos de capital cheios de suspeitas (precisa de ser investigado), e emprestavam dinheiro aos amigos, e familiares, sem controlo perdendo o rasto de mais de 5 mil milhões de euros (isto é tudo junto: crime, evasão, promiscuidade entre poder político e financeiro, etc., etc., etc.).
Perante isto que faz o nosso BANCO DE PORTUGAL, supervisor do sistema bancário nacional? Que aprendeu com o BCP, com o BPP e com o BPN?
Só tinha uma medida séria: nenhuma das pessoas envolvidas (e são várias) poderia estar no negócio bancário, seja ele na administração do grupo, de qualquer subsidiária, grupo de aconselhamento, estratégico, etc. E deveria desconfiar FORTEMENTE de qualquer recomendação feita por essas pessoas.
As instituições do Estado, começando pelo Banco de Portugal e o Ministério Público, deveriam PROMOVER imediatamente um esclarecimento cabal de toda a situação, com esclarecimento público. Se não o fizerem, como fazem os países em que há um Estado de Direito, está tudo em causa.
O PERIGO, ao contrário do que terá argumentado e , não é sistémico (entendido aqui ao sistema financeiro). É de COLAPSO total de todo o sistema financeiro, sim, mas também da confiança dos cidadãos no Estado e nas suas instituições e da DIGNIDADE institucional do Estado.

Gosto do artigo
Publicado por
Publicado em Opinião