Miguel Cadilhe: “Não dou o benefício da dúvida ao Banco de Portugal”

por Norberto Pires | 2014.08.21 - 10:00

Miguel Cadilhe partilha a sua opinião em entrevista ao Diário Económico (ver aqui), dizendo que “Portugal está de luto e a elite está posta em causa com o fim do BES“. Opinião e choque com a qual concordo na totalidade.

Como eu sempre disse, partilhando muitas das minhas inquietações com os leitores da Rua Direita, se o mundo tivesse começado na sexta-feira dia 1 de Agosto não havia, de facto, muito de diferente a fazer. Mas não começou, e é necessário saber em detalhe por que razão falhou a supervisão, quando havia múltiplos sinais de irregularidades (reconhecidos pelo Governador do Banco de Portugal) e de comportamento à margem da lei, e não atuou MAIS CEDO no sentido de adotar outras soluções para impedir a fraude (declarada pelo Governador do Banco de Portugal na sua comunicação de 3 de Agosto) e a GIGANTESCA PERDA DE VALOR que se registou ao longo dos meses.

A Solução Inovadora adotada para o BES, como foi classificada pelo Ministro Poiares Maduro, foi na verdade uma simples solução limite e de recurso decorrente do facto de se ter deixado degradar a situação sem intervenção. Tudo isso precisa de ser devidamente esclarecido e retiradas todas as responsabilidades, no plano da fraude e no plano das falhas de regulação e supervisão. São planos muito diferentes, mas que precisam igualmente de esclarecimento urgente.

Disse isso mesmo em devido tempo, colocando as perguntas que se impunham sobre a supervisão e sobre a regulação. Deixo aqui alguns desses artigos.
Em Junho:

  1. O Perigo é de COLAPSO TOTAL da DIGNIDADE INSTITUCIONAL do ESTADO PORTUGUÊS

Em Julho:

  1. Estado de letargia
  2. BESGATE

Em Agosto:

  1. Qual é o nível de informação real que têm o PM e o PR?
  2. Ser A SOLUÇÃO ou O PROBLEMA
  3. Havia alternativa?
  4. Operação relâmpago? (com leitura recomendada)
  5. Imoral
  6. “E vocês não sabem nada. É suposto que descubram antes que aconteça”
  7. Sem garantia

 

A listagem dos mais recentes pode ser encontrada aqui.

Também fui deixando notas rápidas no Facebook: pode ver o timeline sobre o BES aqui.

 

J. Norberto Pires

21 de Agosto de 2014

 

 

Professor Associado da Universidade de Coimbra foi Presidente do Conselho de Administração do Coimbra Inovação Parque e Membro do Conselho Nacional para a Ciência e Tecnologia. Possui Mestrado em Física Tecnológica e Doutoramento em Robótica e Automação pela Universidade de Coimbra. É o Editor do jornal "Robótica". Autor de cinco livros na área da robótica e automação tendo publicado mais de 150 artigos científicos e tecnológicos.

Pub