Mas afinal quem é quem na Viseu Marca vs CMV?

por PN | 2018.06.24 - 10:46

 

A CMV assina um contrato de serviços. Relacionados com enoturismo.

A autarquia é representada no contrato em epígrafe pelo vereador da cultura e do turismo (ou vice-versa), Jorge Sobrado.

A 2º outorgante é a Viseu Marca, representada por João Cota.

Claro que ninguém ousaria por em causa a legitimidade de um banal acto contratual assumido por uma autarquia que “investe” em grandes escritórios de advogados, como, a título de exemplo, o de um ex-ministro do PSD sediado no Porto. Porém, há aqui qualquer coisa que soa cacofónico, em termos de mera ética. Ou não?

Jorge Sobrado é vereador e é director da 2ª outorgante, conforme consta no site da empresa.

João Cota, empresário, director da  AIRV e do CERV, pontifica ainda nas assembleias, municipal da CMV e intermunicipal da CIM Viseu Dão Lafões.

Era à data presidente/director/administrador da 2ª outorgante?

Apresenta e vê aprovada uma “proposta”  para prestação de “Serviço de logística e apoio à produção dos eventos”?

Para a qual a CMV desembolsa 19.419, 26€ + IVA?

 

Durmamos sossegados. Está tudo mais que certo.

A Viseu Marca, com capitais da CMV vai organizar eventos maioritariamente vínicos. A Viseu Marca, da CMV e da AIRV e não sabemos de quem mais, propõe pela mão do presidente da AIRV ao vereador da Câmara um simples “serviço de apoio e de logística”, aqui em parte reproduzido.

CONTRATO

Contrato nº. 88-SA/DRHFM/2018

Serviço de logística e apoio à produção dos eventos enoturísticos do Municipio de Viseu (edição 2018) Tons de Primavera,Festa das Vindimas e Vinhos de Inverno – INT/CMV/2018/7474

 

PARTES

PRIMEIRO OUTORGANTE:

Identificação: Município de Viseu

Cartão de Pessoa Colectiva nº: 506 697 320

Endereço / sede: Praça da República, 3514 – 501 Viseu

Representado por:

Exmº. Sr. Vereador, Jorge Miguel Meleiro Sobrado

Habilitação: Com competência delegada nos termos do n.º 2 do artigo 36.º da Lei n. 75/2013 de 12 de setembro e conforme despacho de 015/P datado de 26/10/2017 no uso da sua competência.

SEGUNDO OUTORGANTE:

Endereço / sede: Pavilhão Multiusos, Rua padre Costa-3510-063 Viseu

Representado por: João Fernando Marques Rebelo Cotta

Identificação: Viseu Marca- Associação cultura Eventos e Promoção

Habilitação: Representante Legal

Cartão de Pessoa Coletiva nº.513 793 380

Número de Identificação Civil: 07579707

CLÁUSULAS

Primeira:

Objeto

O presente contrato tem por objeto principal a “Serviço de logística e apoio à produção dos eventos enoturísticos do Município de Viseu (edição 2018) Tons de Primavera, Festa das Vindimas e Vinhos de Inverno, conforme nossas Condições de Procedimento, Caderno de Encargos e Vossa Proposta, juntos ao processo.

Segunda:

Preço contratual

1 – Pela execução da prestação de serviços objecto do contrato, o Primeiro Outorgante obriga-se a pagar ao Segundo Outorgante o montante global de 19.419,26 € (dezanove mil, quatrocentos e dezanove euros e vinte e seis cêntimos) .

2 – Aos valores mencionados no número anterior, acrescerá o IVA à taxa legal em vigor.

3 – O pagamento do encargo previsto no número anterior será efetuado nos termos da cláusula 11 ª. do Caderno de Encargos , sendo o pagamentos dos honorários da prestação de serviços faseados de acordo com a seguinte distribuição:

– 40% do valor, com a conclusão do trabalho Tons da Primavera.

– 30% do valor, com a conclusão do trabalho da Festa das Vindimas

– 30% do valor, com a conclusão do trabalho do vinhos de Inverno. ”

(…)

 

O que é a Viseu Marca? A resposta está no site:

A Viseu Marca é a associação de marketing territorial e de branding de Viseu. Uma nova associação, criada em 2016, que nasce para promover a marca da cidade, os nossos talentos, grandes acontecimentos e realizações. Somos uma plataforma de ideias e de criatividade que assenta numa estrutura de programação de eventos com potencial turístico e impacto comunitário.”

(…)

“Desenvolvemos e gerimos o posicionamento da marca Viseu, passando pelo planeamento estratégico de canais de comunicação e de promoção tais como o www.visitviseu.pt e a participação da cidade na Bolsa de Turismo de Lisboa, entre outros. Organizamos os 3 eventos enoturísticos anuais da “Melhor Cidade para Viver” – Tons da Primavera, Festa das Vindimas e Vinhos de Inverno. Organizamos, programamos e promovemos a feira franca viva mais antiga da Península Ibérica – a Feira de São Mateus.

E não nos ficamos por aqui! Temos em curso vários projetos que visam a promoção do talento e da criatividade da cidade assim como da criação de um grupo de embaixadores para promoção de Viseu.”

Quem é o seu director?

 

“Jorge Sobrado, Diretor
Com 42 anos, casado, com 4 filhos, é licenciado em Ciências da Comunicação. Exerce as funções de Vereador da Cultura, Património, Turismo e Marketing Territorial da Câmara Municipal de Viseu desde Outubro de 2017. Na VISEU MARCA, de que é diretor, é Gestor da Feira de São Mateus e Presidente da Comissão Especializada de Gestão da Marca e Eventos. Quadro superior da Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte, é ainda Professor Auxiliar Convidado da Universidade do Porto.
Entre 2013 e 2017 foi Adjunto do Presidente da Câmara Municipal de Viseu, com a responsabilidade da comunicação do Município, e desde 2016 Gestor da Marca Viseu e da Feira de São Mateus na VISEU MARCA.
Entre 2012 e 2013, exerceu funções de assessor de dois membros do Governo Português, nas esferas da Economia e Desenvolvimento Regional, e de assessor da Presidente da Assembleia da República.
Foi Perito Externo da Comissão Europeia (DG REGIO).”

Nota: Este CV podia ser mais clarificado… Ficará para próxima ocasião.

Tem a seguinte estrutura organizativa:

 

(Foto DR)