FUNDAÇÕES: CHAMPALIMAUD E REINA SOFIA

    Duas senhoras, a Rainha Sofia de Espanha e a Dr.ª Leonor Beleza, dirigem duas fundações de excelência: Fundação Rainha Sofia e Champalimaud respetivamente. No início do ano, a rainha Sofia visitou a Fundação Champalimaud, acompanhada pela sua presidente Leonor Beleza. A visita teve como objetivo promover uma maior cooperação entre as fundações no […]

  • 10:15 | Quinta-feira, 16 de Julho de 2015
  • Ler em < 1

 

 

Duas senhoras, a Rainha Sofia de Espanha e a Dr.ª Leonor Beleza, dirigem duas fundações de excelência: Fundação Rainha Sofia e Champalimaud respetivamente.


No início do ano, a rainha Sofia visitou a Fundação Champalimaud, acompanhada pela sua presidente Leonor Beleza.

A visita teve como objetivo promover uma maior cooperação entre as fundações no combate às doenças de Parkinson e Alzheimer.

Sendo a doença de Alzheimer um problema crescente e global faz sentido que se unam todos os esforços capacitando-nos para enfrentarmos as múltiplas dificuldades.

Mais concretamente, atentemos nas palavras de Leonor Beleza: “Têm projetos pioneiros e interesse em colaborar, eles com aspetos mais clínicos e maior experiência com doentes, nós com mais investigação básica sobre doenças neurodegenerativas, que é relevante para saber como elas aparecem e se desenvolvem.”  

A vontade em juntar saberes e competências técnicas diferenciadas é o ponto de partida para o intercâmbio de cientistas ímpares que poderão tornar-se mais eficientes na procura de respostas eficazes ao “tsunami do século XXI”.

A doença de Alzheimer deve ser encarada como uma Prioridade de Saúde Pública (OMS), em função do Impacto Global (Alzheimer´s Disease International) que se prevê no período compreendido ente 2013-2050.

Tenho esperança que possamos potenciar a proximidade e a boa acessibilidade existentes no eixo Viseu – Salamanca. Recordo que está em Salamanca um dos centros mais inovadores na investigação de terapias não farmacológicas no combate à doença de Alzheimer: Centro de Referência Estatal de Atención a Personas com Enfermedad de Alzheimer y otras Demecias (CREA), dirigido por Maria Isabel Ingelmo.

 

Gosto do artigo
Publicado por
Publicado em Opinião