Bertrand Editora e Câmara de Sernancelhe evocam Aquilino Ribeiro

por PN | 2018.06.11 - 11:44

 

 

 

Ontem, no decurso da 88ª Edição da Feira do Livro de Lisboa, no pavilhão da APEL, pelas 19H00, a Bertrand Editora evocou Aquilino Ribeiro com a apresentação em formato “livros de bolso” da reedição de “Cinco Réis de Gente”, apresentada no Carregal em Setembro de 2016, numa profícua parceria com a autarquia sernancelhense, terra mãe do escritor.

 

 

Sernancelhe representou-se com Carlos Silva Santiago, presidente da Câmara Municipal e os vereadores Armando Mateus e Hélder Lopes.

Eduardo Boavida, director da Bertrand Editora abriu a sessão coma as boas-vindas e linhas gerais de uma política editorial de parcerias institucionais com os municípios das “Terras do Demo”, Paulo Neto, director da revista literária “aquilino”, fez uma breve história do “livro de bolso”, falou da coerência da vida do escritor e da coesão e vitalidade da sua obra para, de seguida, fazer uma breve resenha diegética da obra em apresentação. Aquilino Machado, neto do escritor, encerrou a sessão, numa alocução centrada numa geografia sentimental e afectiva da obra de seu avô, nos territórios beirões de Moimenta da Beira, Sernancelhe e Vila Nova de Paiva, sem olvidar o espaço urbano de Lisboa, tão exemplarmente retratado em obras, como por exemplo, “Um Escritor Confessa-se”.

O fim do dia trouxe a satisfação e a consciência de mais um passo dado nesta missão de “falar Aquilino”, neste empenho continuado e persistente na divulgação da sua obra.

Fazendo jus ao ex-libris do Mestre, “Alcança quem não cansa…