As novas exigências do turismo

Com efeito, é nesta altura do ano que os municípios da Comunidade Intermunicipal do Douro têm de ter o cuidado de oferecer boas opções para quem nos procura com mais frequência.

  • 11:41 | Segunda-feira, 14 de Agosto de 2017
  • Ler em < 1

A região do Douro, não desmerecendo qualquer outra do país, é uma região que sobressai pela arte de bem receber. Assim, quem aqui vem tem, em todas as estações, a oportunidade de recarregar as baterias e também de encontrar as mais surpreendentes maravilhas paisagísticas e monumentais.

Com efeito, é nesta altura do ano que os municípios da Comunidade Intermunicipal do Douro têm de ter o cuidado de oferecer boas opções para quem nos procura com mais frequência.

É importante criar um roteiro de atividades  integrado, potenciar a melhoria das condições do alojamento tradicional e a qualidade dos serviços prestados. Nestes domínios, já alguns avanços foram realizados, porém, de forma muito assimétrica e desconexa. Assim, às tradicionais festas religiosas, que ocorrem na generalidade das localidades nesta altura, é necessário incorporar de forma concertada as feiras de atividades económicas, os festivais musicais e gastronómicos e apresentar como vivo o património paisagístico e cultural muito valioso que possuímos. O desafio do turismo ganha-se pela aposta na diferenciação, numa oferta diversificada e no enaltecimento dos valores e tradições culturais de cada região.


Hoje, o visitante que nos procura pretende encontrar elementos que estimulem os sentidos, o intelecto e a imaginação e que criem emoção. Passar por uma localidade é mais um momento para acrescentar uma vivência ímpar no percurso da existência individual de cada um.  É, por isso, que todo o cuidado é pouco, quando estamos apostados em promover os nossos territórios e produtos.

Devemos, portanto,  conhecer bem as exigências do novo público, que já não pretende ser um mero espetador, mas ser um protagonista. O que aspira é viver a cultura e morar dentro da tradição.

Gosto do artigo
Publicado por
Publicado em Opinião