A real ficção I – Ler o amanhã

Hoje, 10 de Outubro de 2019, passada a euforia da campanha e a espuma das ideias voltamos à rotina do quotidiano.

  • 17:23 | Segunda-feira, 17 de Junho de 2019
  • Ler em 3 minutos

Hoje, 10 de Outubro de 2019, passada a euforia da campanha e a espuma das ideias voltamos à rotina do quotidiano.

Tempo de balanço dizem uns, tempo de projectar o futuro, dizem outros e por mim basta-me o presente de saber que é Dia Mundial da Saúde Mental, há que fugir de tanto lamento, promessas e balelas do costume.

Como diz o povo, as moscas lá vão mudando, mas de resto tudo se mantém! Foram 3 meses de porco no espeto, de sardinhada da boa, da boa pinga do Dão e no resto da campanha nem uma ideia diferenciadora para o Distrito, uma expectativa positiva, um compromisso com uma visão sustentada… mas também para quê! Pão e circo é bom e quem não gosta?!


Lá veio à baila o IP3 que já tem mais promessas de requalificação que quilómetros na sua extensão, o Centro Oncológico do Hospital de Viseu, cancro político de vários governos sem terapia nem tratamento adequado, a promessa do emprego para todos sendo que os todos são cada vez menos e… pouco mais!

O norte do Distrito irá continuar a ficar cada vez mais deserto, o centro cada vez mais sem água, o sul cada vez com mais eucaliptos mas São Bento continuará pujante com os nossos deputados agora eleitos a fabricar leis semelhantes às da província finlandesa “Etelä-Suomen lääni” enquanto a região continuará a ter uma economia semi-albanesa e uma expectativa tão positiva quanto a Somália.

Podiam, sei lá, ter assumido o compromisso de acabar com as portagens da A25 e A24 em defesa da interioridade, ou no mínimo a certeza de irem lutar para uma redução significativa do valor dessas portagens, deixando de serem as auto-estradas mais caras da Europa, podiam ter assinado um pacto de regime entre partidos, autarquias e CIMVDL sobre a necessidade de garantir mais e melhor água no Distrito seja por construção de nova barragem seja pela melhoria das bacias das existentes, podiam ter anunciado medidas diferenciadoras e realmente motivadoras quanto ao aumento da natalidade na região, como o cheque bébé no valor de 10 mil euros, a redução na taxa de água de 50%, etc., podiam ter lançado o programa “reflorestar é que está a dar” para as zonas montanhosas de Serra de Montemuro, Arada, Caramulo, S. Macário, Leomil, Laboreira, Sirigo, Chavães, Pereiro, Leomil, Zibreira, Lapa, S. Lourenço, Arestal, Outeiro Alto e S. Miguel, podiam ter anunciado o projecto “quem quer ser agricultor” cedendo terrenos baldios a jovens agricultores e subsidiando a produção dos primeiros 3 anos, podiam ter lançado as bases do CLAI para apoiarem as comunidades imigrantes que procuram instalar-se no distrito, podiam ter anunciado o programa “mais e melhor emprego” que através da CIMVDL apoia de forma diferenciada a criação de emprego e as empresas do distrito aproximando as zonas mais desfavorecidas das zonas mais industrializadas, podiam ter assumido o compromisso de tudo fazerem para abrirem mais estações dos CTT em especial nos concelhos onde esse serviço já desapareceu, podiam comprometer-se através do envolvimento da CIMVDL em fazer do aeródromo de Viseu uma plataforma comercial via área, podiam ter explicado o programa “no centro é que está a virtude” lançado para o turismo, cultura e defesa da identidade regional, podiam ter muitas outras ideias… pois, podiam mas não era a mesma coisa!

Ao invés de discussão de ideias para o distrito a campanha focou-se na norma mais fácil de apontar o dedo ao adversário, um porque pinta o cabelo, o outro porque nem sabe onde é Penedono, a outra porque só conhece o LGBT, a outra porque deixou a câmara numa lástima, ou porque é velho ou porque é novo, ou porque não tendo ideias o mesmo diz do adversário que também não as tem e assim se gastou o tempo e o dinheiro dos contribuintes.

Nas urnas foi o que se esperava. Os 50% de 2015 que não votaram continuaram alheios, prova de que nenhum dos candidatos foi tão emotivo e entusiasta que os convencesse. Da metade que ainda se deu ao trabalho de ir votar nenhuma surpresa quis trazer. A democracia já pouco importa. Nomes eleitos? Se nem ideias têm que importância isso tem? Voltemos à rotina que amanhã é outro dia, e hoje é Dia Mundial da Saúde Mental e isso sim, conta e muito!

Gosto do artigo
Publicado por
Publicado em Opinião