Vista Alegre e Tavares criam luxuosa mesa de Natal

por Rua Direita | 2019.12.16 - 11:38

A Vista Alegre e a Ourivesaria Tavares apresentam até dia 6 de janeiro, no Museu Vista Alegre, “Artes da Mesa” – uma sumptuosa Mesa de Natal de aparato que está em exposição integrada no circuito expositivo do museu histórico da Vista Alegre. A essência da mais preciosa portugalidade é servida à mesa, combinando luxo e requinte, tradição e contemporaneidade.

“Artes da Mesa” revela a exigência e o savoir-faire ímpar das duas marcas centenárias portuguesas. Tradição e inovação são servidas à mesa, revelando novos contornos e abordagens das técnicas ancestrais de manufatura.

Para esta mesa de Natal de aparato foi utilizada a luxuosa coleção de porcelana Paseo, produzida em parceria pela Vista Alegre e a Christian Lacroix Maison. A delicada decoração a ouro e platina resplandece conjugada pela única baixela portuguesa que funde a nobreza da prata de primeiro título com o brilho dos diamantes, rubis, esmeraldas e safiras. O conceito inovador de Jewellery à la Table criado pela Tavares para a Baixela Stellarium é executado pelas mãos sábias dos seus mestres artesãos. A mesa de Natal foi abrilhantada com o brilho inigualável do cristal superior da Vista Alegre, integralmente soprado, lapidado e pintado à mão, e finalizada com a cutelaria Domo Matt Gold, com acabamentos em ouro mate de 24 quilates.

Na inauguração da Mesa de Natal de aparato no Museu Vista Alegre estiveram representantes da Vista Alegre e da Ourivesaria Tavares, fundada em 1922 na Póvoa de Varzim. A vereadora do Desenvolvimento Local do Município da Povoa de Varzim, Lucinda Amorim, não deixou de marcar presença e elogiar publicamente a iniciativa que junta duas marcas centenárias portuguesas. O setor da joalharia portuguesa, da sua história e do seu futuro, fez-se representar através da AORP – Associação de Ourivesaria e Relojoaria de Portugal.

Também Isabel Aragão, representante da Fundação Infantil Ronald McDonald, esteve presente no evento e proferiu algumas palavras de apreço pela inclusão na mesa de Natal da peça Iluminar. Este suporte de vela em prata, que pertence à Baixela Stellarium da Tavares, deu forma à ação solidária promovida pela marca centenária da Póvoa do Varzim para apoiar as famílias das crianças que passam pela casa daquela Fundação, no Porto.

Este momento de união e recriação do ritual da Mesa de Natal, que acompanha a história da humanidade desde tempos imemoriais demostrou que, no presente, não só funcionalidade e estética se fundem num só objeto, mas também diferentes setores da indústria e da história tradicional portuguesa se podem unir, num mesmo momento, elevando a arte, as texturas e a audácia a novos patamares de requinte e exclusividade. Assim se mantém firme a aposta na excelência, na inovação, no design e na abertura de novos caminhos da diáspora artística de setores tradicionais de Portugal para o mundo.  

Das raízes do passado, nasce o presente, ergue-se o luxo e expõe-se o futuro. Até dia 6 de janeiro para sentir e apreciar no Museu Vista Alegre, em Ílhavo. 

Sobre a Vista Alegre

A fábrica de porcelana Vista Alegre foi fundada em 1824, em Ílhavo, distrito de Aveiro. Ao longo do seu percurso, a marca esteve sempre intimamente associada à história e à vida cultural portuguesa, e adquiriu uma notoriedade internacional ímpar. Em 2001, o Grupo Vista Alegre (porcelana, faiança e grés) fundiu-se com o Grupo Atlantis (cristal e vidro feitos à mão e de elevada qualidade), dando origem a um dos maiores grupos de tableware e giftware da Europa: o Grupo Vista Alegre Atlantis. Em 2009, o Grupo Vista Alegre Atlantis passou a integrar o portefólio de marcas do Grupo Visabeira, após a oferta pública lançada com sucesso sobre as ações da Vista Alegre Atlantis.

Em 2018, o design da marca portuguesa de porcelana, cristal e vidro arrecadou 30 prémios no total e em 2019, a marca já recebeu até ao presente momento, 33 dos mais prestigiados prémios de design internacionais.

Grandes nomes do design contemporâneo, da pintura, escultura, arquitetura, literatura e outras formas de arte têm emprestado o seu talento a muitas criações da marca. Siza Vieira, Joana Vasconcelos, Patrick Norguet, Ross Lovegrove, Marcel Wanders, Jaime Hayon, Malangatana, Sempé, Brunno Jahara, Sam Baron, a marca francesa Christian Lacroix e a insígnia Oscar de la Renta são alguns dos artistas e designers que se associaram à Vista Alegre. Os serviços Vista Alegre são usados oficialmente pelo Presidente da República Portuguesa, pela Casa Branca, por várias Casas Reais e por muitas personalidades de todo o mundo. A Vista Alegre fornece ainda as loiças oficiais de várias embaixadas espalhadas pelo mundo, nomeadamente as do Brasil, Espanha e Marrocos, bem como outras instituições públicas e privadas nacionais e internacionais. Em outubro de 2018 a Vista Alegre foi distinguida pela Comissão Europeia com o prémio “Regiostars”, um galardão que gratifica os melhores projetos de política de coesão na União Europeia, privilegiando projetos inovadores e de boas práticas de desenvolvimento regional.

Saiba mais em: www.vistaalegre.com .

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub