Vinhos do Dão Casa da Ínsua conquistam 14 medalhas em 2019

por Rua Direita | 2019.12.17 - 17:17

Produtora de vinhos do Dão há 167 anos foi distinguida com prémios em Portugal, Inglaterra e Espanha

A Casa da Ínsua, um dos mais antigos e prestigiados produtores da Região Demarcada do Dão, termina o ano com mais 3 distinções, duas das quais internacionais, elevando para 14 as medalhas conquistadas ao longo de 2019.

O vinho Casa da Ínsua Tinto Reserva 2014 acaba de ser galardoado com uma medalha de prata no prestigiado “International Wine Challenge”, em Londres, certame que também atribuiu a medalha “commended” ao Espumante Casa da Ínsua 2017. Em Portugal, o mesmo vinho Tinto Reserva 2014 foi medalhado com ouro no VI Concurso de Vinhos do Crédito Agrícola.

Estas distinções vêm comprovar, uma vez mais, que todo o trabalho realizado no setor vitivinícola da Casa da Ínsua, nos últimos anos, no sentido de melhorar a qualidade dos seus vinhos está a dar frutos muito positivos, continuando a respeitar a identidade patrimonial vitícola da Casa da Ínsua que remonta a 1852.

Para José Matiaso reconhecimento qualitativo obtido nos concursos nacionais e internacionais, supervisionado sempre por um exigente painel de jurados, permitirá aos vinhos Tintos, Brancos, Rosés e Espumantes da Casa da Ínsua, alcançar mais consumidores, ao mesmo tempo que motivará os especialistas do setor – jornalistas e escanções – a recomendarem o seu consumo e degustação”, considera o diretor da produção agrícola da Casa da Ínsua, unidade dos Empreendimentos Turísticos Montebelo, do Grupo Visabeira.

Ao mesmo tempo, estas importantes distinções estimularão os verdadeiros apreciadores dos vinhos do Dão, cada vez mais reconhecidos no país e no estrangeiro, a visitarem a Casa da Ínsua e a sentirem verdadeiras experiências vínicas, participando, por exemplo, na vindima, cujo programa anual inclui estadia no Parador Casa da Ínsua.

O portefólio de vinhos Casa da Ínsua pode ser adquirido na loja localizada no Parador Casa da Ínsua ou na loja online https://lojaonline.casadainsua.pt/

2019 – 7 medalhas de ouro, 3 de prata, 1 de bronze e 3 “commended”

Como já foi referido, 2019 foi um ano de mais conquistas para o histórico e prestigiado percurso de 167 anos dos vinhos Casa da Ínsua.

O registo de prémios não deixa dúvidas sobre a qualidade dos néctares produzidos na quinta em Penalva do Castelo, no distrito de Viseu.

Medalhas de Ouro

Vinho Tinto Casa da Ínsua Colheita 2015 – International Wine Awards Espanha e International Portugal Wine Trophy; Vinho Branco Casa da Ínsua Encruzado Reserva 2017 – International Wine Awards – Espanha; Vinho Branco Casa da Ínsua 2018 – International Wine Awards – Espanha e Concurso Vinhos Engarrafados 2019 da Comissão Vitivinícola Regional do Dão e Vinho Tinto Casa da Ínsua Reserva 2014 – VI Concurso de Vinhos Crédito Agrícola

Medalhas de Prata

Vinho Tinto Casa da Ínsua Colheita 2015 – Decanter – Londres; Vinho Rosé Casa da Ínsua Colheita 2018 e Vinho Tinto Casa da Ínsua Reserva 2014 – International Wine Challenge – Londres.

Medalha de Bronze 

Vinho Branco Casa da Ínsua Colheita 2018 – International Wine Challenge – Londres                                                          

Medalhas “Commended” (recomendado)                           

Vinho Branco Casa da Ínsua Encruzado Reserva 2017; Vinho Tinto Casa da Ínsua Colheita 2015 e Vinho Espumante Casa da Ínsua Reserva Bruto 2017 – International Wine Challenge – Londres

Sobre a Casa da Ínsua

Localizada em Penalva do Castelo, a 25 Km de Viseu, a Casa da Ínsua é um edifício solarengo de estilo barroco, que tem como imagem de marca a sua imponente fachada e os seus magníficos jardins – inglês e francês.

Convertida desde 2009 num hotel de charme 5 estrelas, integrado na rede Paradores de Espanha, permite-lhe desfrutar de momentos de lazer ou de eventos empresariais verdadeiramente inesquecíveis. Intimamente ligada à história da Casa, a Quinta da Ínsua está na origem dos tão apreciados produtos gourmet que são hoje um ex-libris do Hotel Parador Casa da Ínsua.

Desde o século XVIII que são produzidas nos pomares envolventes as maçãs Bravo de Esmolfe, Golden e Starking. A atividade pecuária está presente desde 1908, ano em que foram introduzidas na Quinta as primeiras ovelhas. Atualmente, os queijos Casa da Ínsua, produtos D.O.P, são provenientes do leite das 80 ovelhas de raça Serra da Estrela existentes na quinta. As deliciosas maçãs encontram-se à venda na Loja da Quinta, bem como as compotas, de maçã e também de framboesa, abóbora e morango, confecionadas de acordo com receitas seculares. Aí poderá também encontrar o Queijo Serra da Estrela, o puríssimo azeite artesanal e, claro está, os reputados vinhos do Dão Casa da Ínsua, orgulhosamente produzidos “em casa”.

A Casa da Ínsua também possui o Núcleo Museológico no qual é possível conhecer em detalhe a história secular deste deslumbrante espaço integrado na natureza, desde a origem, com a família de Luís Albuquerque, até aos nossos dias.

https://montebelohotels.com/parador-casa-insua/pt/home

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub