Vida Norte e Apoio à Vida celebram 2 décadas com seminário sobre Gravidez Não Planeada

por Rua Direita | 2019.01.29 - 19:57

 

Este ano as Associações Vida Norte e Apoio à Vida celebram 20 anos de existência. Para comemorar o trabalho social realizado pelas duas instituições, estas decidiram juntar-se para promover o debate sobre o que as tem movido ao longo do seu percurso de apoio a centenas de grávidas, jovens mães, bebés e famílias. O Seminário “Gravidez Não Planeada: Que realidades em Portugal?”, que terá lugar no dia 9 de Fevereiro de 2019, no Sheraton Porto Hotel & SPA, entre as 9h00 e as 13h30 conta com os apoios do Grupo Health Porto, OMDesign, Sheraton Porto Hotel & SPA e com a BebéVida como major sponsor.

Este encontro pretende fazer todos os presentes refletirem acerca da realidade da gravidez não planeada em Portugal, bem como das várias respostas existentes, tendo por base a experiência de vários profissionais da área da saúde, educação e sector social.

Atualmente a Vida Norte atua nos concelhos do Porto e de Braga, acompanhando uma média de 100 grávidas e famílias por mês. Este apoio em geral inicia-se desde da gravidez até o bebé completar 18 meses de vida, e está assente num acompanhamento de proximidade e na capacitação das mães procurando garantir que as famílias terão as condições necessárias para dar seguimento a um projeto de vida estruturado e feliz.

Por sua vez, o Apoio à Vida atua no distrito de Lisboa e acompanha a grávida desde o primeiro momento. Disponibiliza uma linha telefónica 24 horas gratuita, confidencial e sempre atendida pela equipa técnica; dois Centros de Atendimento; uma Casa de Acolhimento e uma Escola. No  âmbito da Prevenção e Sensibilização a instituição já realizou sessões dirigidas a mais de 4.200 alunos do ensino secundário em escolas do distritos de Lisboa e Setúbal; e reuniões presenciais com médicos e enfermeiros em 85 Centros de Saúde; tendo ainda distribuído informação em cerca de 920 farmácias.

 

PROGRAMA

09h00 – 09h30: RECEÇÃO E CHECK-IN

09h30 – 09h50: SESSÃO DE ABERTURA

Isabel Pessanha Moreira, Presidente Associação Vida Norte

António Sarmento, Vice-Presidente Conselho Regional Norte da Ordem dos Médicos

Luís Castro de Melo, Administrador BebéVida

09h50 – 10h10: GRAVIDEZ NÃO PLANEADA: ONTEM, HOJE E AMANHÃ

Maria Raúl Lobo Xavier, Professora Auxiliar na Faculdade de Educação e Psicologia (FEP) da Universidade Católica Portuguesa

10h10 – 11h20: PAINEL I – GRAVIDEZ NÃO PLANEADA: QUE RESPOSTAS?

Antónia Costa, Médica Especialista em Ginecologia e Obstetrícia, responsável da consulta de IVG do Centro Hospitalar Universitário de São João do Porto

Bárbara Figueiredo, Professora Associada com agregação. Escola de Psicologia da Universidade do Minho

Margarida Côrte-Real, Psicóloga, Associação Vida Norte

Moderador: Jorge Gabriel, Jornalista

11h20 – 11h40: COFFEE BREAK

11h40 – 12h50: PAINEL II – GRAVIDEZ NÃO PLANEADA: QUE PREVENÇÃO?

Mafalda Líbano Monteiro, Assistente Social, Apoio à Vida

Mary Anne Avillez, Enfermeira e Formadora em Educação Sexual e Planeamento Familiar

Sofia Guedes, Professora/Formadora, Escola Profissional Val do Rio

Teresa Oliveira, Médica, Espaço Jovem, Centro Hospitalar Universitário do Porto – CMIN

Sofia Guedes, Professora/Formadora, Escola Profissional Val do Rio

Moderador: Diana Bouça-Nova, Jornalista

12h50 – 13h00: TESTEMUNHO GRAVIDEZ NÃO PLANEADA

13h00: SESSÃO DE ENCERRAMENTO

Manuel Faria Blanc, Presidente Apoio à Vida

 

 

ASSOCIAÇÃO VIDA NORTE | A Vida Norte é uma IPSS que atua nos concelhos do Porto e Braga. Tem como principal missão apoiar grávidas e bebés em situação de vulnerabilidade, através de um acompanhamento de proximidade.

Atualmente a instituição acompanha uma média de 100 grávidas e famílias por mês, desde a gravidez até ao bebé completar 18 meses de vida, trabalhando ao nível da Capacitação para que findo este período a Mãe possa, de forma autónoma, dar seguimento a um projeto familiar estruturado e feliz.

A Vida Norte trabalha diariamente para que todos os bebés tenham oportunidade de nascer e crescer num ambiente protegido, com afeto e dignidade.

http://vidanorte.org/

 

 

APOIO À VIDA | O Apoio à Vida é uma IPSS que nasceu em 1999 com a missão de acompanhar grávidas em dificuldade. A intervenção compreende a criação, em conjunto com a utente, de um projeto de vida e o respectivo desenvolvimento. Já foram acompanhadas no Apoio à Vida, mais de 4.000 mulheres, acompanhamento este que se estende, sempre que possível, ao pai e a outros membros da família.

O Apoio à Vida procura desenvolver a mulher, as suas capacidades parentais e a sua autonomia, sempre com vista a uma vida feliz.

https://www.apoioavida.pt/

 

 

 

 

L. Ferreira

Projecto na área da comunicação social digital, 24 horas por dia e 7 dias por semana dedicado ao distrito de Viseu

Pub